Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar convida para audiência que vai discutir a Regulação da Saúde em Goiás

25 de Maio de 2022 às 16:40
Paulo Cezar convida para audiência que vai discutir a Regulação da Saúde em Goiás
Audiência pública vai discutir a atual situação do sistema de regulação de Saúde em Goiás. A iniciativa é do deputado Paulo Cezar Martins.

Em pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa, durante sessão ordinária desta quarta-feira, 25, o deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL) convidou os demais colegas e a população em geral para participar, nesta quinta-feira, 26, de audiência pública para discussão da saúde em Goiás.

O parlamentar lamentou que, desde que a regulação saiu do município de Goiânia para o Estado, as reclamações por parte dos pacientes se avolumam, principalmente em relação à demora no atendimento das cirurgias eletivas. O deputado cita, por exemplo, uma cirurgia de vesícula, que,  se não for feita no prazo correto, pode provocar pancreatite e levar o paciente a óbito. “O Governo atual inviabilizou a regulação”, disse Paulo Cezar, ao sublinhar que muitos dos pacientes na fila de cirurgias já morreram. “A situação está caótica”, afirma.

O deputado ressalta que o Hugo e o Hugol estão superlotados e o Estado não consegue dar vazão à demanda por cirurgias eletivas e atendimentos de média e alta complexidade. “Essa audiência é importante para estabelecer de quem é a responsabilidade pela inviabilização do sistema de regulação”.
"A regulação é hoje um dos maiores dramas da Saúde estadual. A pessoas estão morrendo por falta de atendimento adequado", reclama Paulo Cezar, ao enfatizar que os municípios estão sendo prejudicados pela "burocracia estadual".

Para a audiência pública foram convidados o secretário estadual, Sandro Rogério Rodrigues Batista; Kárita Cristina, que representará a superintendente de Regulação de Saúde do Estado, Neusilma Rodrigues. 

Também vão participar da audiência a gerente de Regulação de Internações, Juliana Rodrigues; a gerente de Regulação de Urgência e Emergência, Ednalva Rodrigues; o superintendente municipal de Saúde de Goiânia, Madson Bedim, que representará o secretário,  representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), do Conselho Regional de Medicina (CRM), do SindiSaúde, da Comissão de Defesa da Saúde da OAB/GO, do  Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e do Ministério Público Federal, dentre outras autoridades. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA:

Regulação da Saúde em Goiás
DATA: 26/05
HORÁRIO: 9 horas
LOCAL: Assembleia Legislativa

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.