Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar convida para audiência que vai discutir a Regulação da Saúde em Goiás
Em pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa, durante sessão ordinária desta quarta-feira, 25, o deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL) convidou os demais colegas e a população em geral para participar, nesta quinta-feira, 26, de audiência pública para discussão da saúde em Goiás.
O parlamentar lamentou que, desde que a regulação saiu do município de Goiânia para o Estado, as reclamações por parte dos pacientes se avolumam, principalmente em relação à demora no atendimento das cirurgias eletivas. O deputado cita, por exemplo, uma cirurgia de vesícula, que, se não for feita no prazo correto, pode provocar pancreatite e levar o paciente a óbito. “O Governo atual inviabilizou a regulação”, disse Paulo Cezar, ao sublinhar que muitos dos pacientes na fila de cirurgias já morreram. “A situação está caótica”, afirma.
O deputado ressalta que o Hugo e o Hugol estão superlotados e o Estado não consegue dar vazão à demanda por cirurgias eletivas e atendimentos de média e alta complexidade. “Essa audiência é importante para estabelecer de quem é a responsabilidade pela inviabilização do sistema de regulação”.
"A regulação é hoje um dos maiores dramas da Saúde estadual. A pessoas estão morrendo por falta de atendimento adequado", reclama Paulo Cezar, ao enfatizar que os municípios estão sendo prejudicados pela "burocracia estadual".
Para a audiência pública foram convidados o secretário estadual, Sandro Rogério Rodrigues Batista; Kárita Cristina, que representará a superintendente de Regulação de Saúde do Estado, Neusilma Rodrigues.
Também vão participar da audiência a gerente de Regulação de Internações, Juliana Rodrigues; a gerente de Regulação de Urgência e Emergência, Ednalva Rodrigues; o superintendente municipal de Saúde de Goiânia, Madson Bedim, que representará o secretário, representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), do Conselho Regional de Medicina (CRM), do SindiSaúde, da Comissão de Defesa da Saúde da OAB/GO, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e do Ministério Público Federal, dentre outras autoridades.
AUDIÊNCIA PÚBLICA:
Regulação da Saúde em Goiás
DATA: 26/05
HORÁRIO: 9 horas
LOCAL: Assembleia Legislativa