Notícias dos Gabinetes
Virmondes propõe estabelecer Caminhos do Planalto Central Goiás, sistema de trilhas ecológicas
Pela proposta de criação do Sistema Estadual de Trilhas Ecológicas, denominado Caminhos do Planalto Central Goiás, protocolada pelo processo nº 5887/20, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) defende a iniciativa ao explicar que a prática de caminhada na natureza propicia o conhecimento dos ambientes naturais e contribui de forma decisiva para o desenvolvimento sustentável local.
A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), do Parlamento goiano. Em sua argumentação, Virmondes ressalta o diferencial de as pessoas que praticam atividades esportivas e de lazer na natureza, por essas desenvolverem uma plena consciência da importância da preservação dos ambientes naturais. Para o parlamentar isso tem contribuído de forma efetiva para a promoção da conservação da natureza e do desenvolvimento social e econômico de inúmeras localidades.
Ao defender a criação do sistema, composto por trilhas ecológicas cadastradas junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o autor da proposição pontua que as mesmas deverão ser percorridas pelos usuários a pé ou utilizando outros meios de locomoção não motorizados. Para Virmondes, “as áreas naturais protegidas apresentarão oportunidades únicas para a reaproximação das pessoas aos ambientes naturais, aliando conhecimento, reflexões, desafios, afetividade, curiosidade, imaginação e noção de pertencimento, o que facilita o cumprimento dos objetivos da educação ambiental e da conservação da natureza”.
Outro ponto defendido pelo parlamentar na proposta trata da oportunidade da educação e da interpretação ambiental, para envolver as comunidades locais na gestão da área, principalmente nas unidades de proteção integral. “Isso possibilita a promoção de acordos entre as populações e as Áreas de Proteção Permanentes (APPs) e serão alternativas econômicas para as pessoas, a fim de fortalecer as redes sociais e a governança local”, explica Virmondes.