Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Jeferson Rodrigues preside audiência pública para debater o programa Família Acolhedora

29 de Junho de 2022 às 14:57
Jeferson Rodrigues preside audiência pública para debater o programa Família Acolhedora

O deputado estadual Jeferson Rodrigues (Republicanos), por meio da Comissão da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), presidiu nesta quarta-feira, 29, audiência pública para debater o programa Família Acolhedora.

Jeferson Rodrigues destacou que o tema é importante para ajudar as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e fazer com que a sociedade enxergue melhor o tema. “Deus está olhando o aflito e o abatido de espírito. Deus está olhando por aqueles desesperados, que, nesse momento, não sabem o que fazer sobre os problemas que a vida tem imposto à sua vida”, tratou no início da sua fala.

O parlamentar disse que é responsabilidade dos poderes públicos e entidades sociais cuidar do futuro das crianças e adolescentes. “Buscarmos juntos ações para amenizar a dor e sofrimento delas e, assim, trazer mais dignidade social a elas”, disse. 

O programa Família Acolhedora é previsto no art. 90 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de uma medida protetiva para crianças e adolescentes que estão afastados, temporariamente, de suas famílias por razões de ameaça ou violação de direitos. Dentre as modalidades de acolhimento, esse programa é prioritária, pois é considerada por especialistas como uma experiência capaz de oferecer afeto e proteção individualizados. Além disso, ela mantém as crianças e os adolescentes em um ambiente familiar, favorecendo o seu pleno desenvolvimento.

A audiência foi realizada em parceria com a gerência de Proteção Social de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social de Goiânia (Seds). Além do deputado Jeferson Rodrigues, também participaram da mesa de trabalhos o diretor de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social de Goiânia, Eduardo Frederico Vilarinho, representando o secretário Nélio Fortunato de Oliveira; o titular da 3ª Defensoria Pública Especializada da Infância e Juventude de Goiânia, Daniel Kenji Sano; e a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados Seção Goiás (OAB-GO), Roberta Muniz Elias. Também fizeram parte da mesa, o secretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, José Nelis Felipe; a delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança; o presidente dos Conselheiros Tutelares de Goiânia, James da Silva Barbosa; e ao Adolescente de Goiânia, Caroline Borges Braga.

O deputado Jeferson Rodrigues sugeriu, ao final da audiência, a composição de um grupo de trabalho entre os presentes para que seja feita uma visita até a cidade mais próxima da Capital. "Um local onde o programa funcione bem para trazer as ideias e orientações para implementarmos aqui", manifestou.

Gabinete Dep. Jeferson Rodrigues Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.