Cairo Salim promove sessão solene para homenagear personalidades

08 de Dezembro de 2022 às 16:01
Cairo Salim promove sessão solene para homenagear personalidades

No próximo dia 12 de dezembro, às 10 horas, o deputado Cairo Salim promove, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, uma sessão solene para homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Goiás. No requerimento, Salim justifica a homenagem tendo em vista os “valorosos serviços prestados” ao estado.

A sessão entregará duas homenagens: a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e o Título de Cidadania Goiana. Os homenageados com a medalha são: Siron Queiroz dos Santos, prefeito de Turvelândia, e Wilson José Ferreira, conhecido como Zé Wilson, prefeito de Moiporá. Segundo Cairo Salim, a homenagem se dá em reconhecimento pela administração exemplar dos dois prefeitos em suas respectivas cidades.

Os homenageados que receberão o Título de Cidadania Goiana serão Ester Profeta da Fonseca, Ataídes Teixeira de Souza e Claudinei Antônio Rigonatto.

Ataídes Teixeira de Souza

Conhecido como Ataídes Neguinho, o homenageado nasceu no município de Wanderley, no estado da Bahia e foi vereador da cidade de Aparecida de Goiânia entre os anos de 2017 e 2020. Entre os anos de 2009 e 2012, ele trabalhou na Secretaria Municipal de Esportes de Aparecida de Goiânia como coordenador do Centro Olímpico. Entre 2013 e 2016, foi diretor no Cais Garavelo e da UPA Buriti Sereno. Atualmente ocupa cargo de secretário executivo de Aparecida de Goiânia. Na justificativa do projeto de lei, Salim comenta que Ataídes é “sempre pautado na competência, transparência e comprometimento, em busca de ajudar a saciar necessidades momentâneas da população, mas também projetar o seu futuro."

Claudinei Antônio Rigonatto

Nascido em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, o homenageado estudou engenharia agronômica pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais e, em 1986, ao concluir sua graduação, fundou seu escritório na cidade de Piranhas/GO, após o convite de um amigo. Depois disso, foi para Bom Jardim de Goiás, onde se casou e constituiu família. Em 1999, Claudinei passou a morar em Goiânia por se destacar como presidente do Sindicato Rural da Capital. Atualmente é superintendente executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG). O homenageado tem experiência na área de agronomia e economia ambiental, com ênfase em organizações sociais, na elaboração de projetos técnicos ambientais e de investimentos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: agricultura geral, reserva legal, organização rural, sindicatos, valoração e preservação ambiental.

Ester Profeta da Fonseca

Ester nasceu na cidade de Barreiras, no estado da Bahia, e foi a primeira mulher lavradora irrigante no estado de Goiás, passando a ser conhecida por sua disposição para o trabalho, vendendo os produtos de suas lavouras diretamente ao consumidor, na feira livre de Palmeiras de Goiás e em cidades da região. Com um currículo extenso, a homenageada é técnica em Administração de Empresas, em Secretariado e em Programação de Computadores. Além disso, é graduada desde 1979 em Ciências Contábeis pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, em Goiânia, e possui pós-graduação em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo, também em Goiânia, desde dezembro de 2001.

A homenageada já foi vice-prefeita de Palmeiras de Goiás entre os anos de 2005 e 2008. Também trabalhou na SANEAGO, tendo liderado a Regional de Palmeiras de Goiás. Durante sua gestão no município, os índices de água tratada elevaram de 40% para 90%. Ela também administrou o Hospital Olavo Schermer. Entre suas ações, está a reforma da instalação, a implantação de um sistema de gestão e o aumento do número de membros do corpo clínico e médico. Essa última ação foi essencial para tornar o hospital uma referência na região da cidade de Palmeiras de Goiás.

Gabinete Dep. Cairo Salim Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).