Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar Martins assume o posto de decano da Assembleia Legislativa
Eleito para compor a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) passou a ocupar o posto de "decano" na Casa, expressão usada nos círculos parlamentares para se referir aos que detêm o maior número de mandatos. No caso de Paulo Cezar, seis consecutivos.
O deputado, natural de Quirinópolis, é filho de família tradicional no município. O pai, Austo Pereira, foi vereador por cinco mandatos na cidade e presidente da Câmara Municipal. A mãe, Maria Alice Hungria, já falecida, foi professora e diretora da rede municipal de ensino de Quirinópolis. Paulo iniciou sua trajetória política como candidato a vereador em Goiânia. Antes, militou nos movimentos estudantil e popular.
Na Capital, lutou por melhorias para a região Noroeste, como os setores Estrela D’Alva, Parque Tremendão, Morada do Sol e Parque Amazônia. A primeira eleição foi para vereador em Goiânia, em 1990. Conquistou a reeleição por mais dois mandatos.
Em 2004, assumiu mandato de deputado estadual primeira vez. Foi reeleito em 2006 com 26.947 votos. Em 2010, foi eleito o quarto deputado mais votado no estado, com 42.732 votos. Na eleição seguinte, de 2014, conquistou o quarto mandato, desta vez o segundo mais votado, com 54.629 votos. Em 2014, assumiu a 1ª vice-presidência da Assembeia Legislativa, com a ascensão de Helio de Sousa à presidência. No período de 09 a 16 de janeiro de 2015, assumiu a presidência da Alego, uma vez que o então presidente assumiu interinamente o Governo do Estado. Na época, foi eleito com 54.629 votos.
Na 18ª Legislatura, segundo biênio - 2017-2018 - assumiu a 4ª-secreteria da Mesa Diretora da Casa. Na eleição de 2018, obteve 40.970 votos. Em 2022, Paulo Cezar Martins foi eleito para o 6º mandato de deputado estadual pelo PL, tendo conquistado 37.638 votos.
Indagado sobre a longevidade de mandatos e a carreira vitoriosa, ele resume numa frase: "Eu sou um político de resultados, que trabalha pelo povo, sem me envolver com falcatruas". Para o deputado, Goiás tem muitos desafios pela frente. Um deles é retomar o crescimento econômico, com geração de emprego e renda, e avançar na Saúde, para ele hoje uma das principais demandas da população: "Não podemos conviver com gente morrendo nas filas dos hospitais, pessoas esperando há anos por uma cirurgia", frisa.
Fã incondicional de um dos ícones da democracia brasileira, o saudoso presidente nacional do MDB, Ulysses Guimarães, Paulo Cezar Martins diz seguir à risca um dos mandamentos do emedebista: "Não roubar, não deixar roubar, colocar na cadeia quem roube”. Para o deputado, a corrupção é um mal a ser combatido, porque corrói a democracia, "gera injustiças e desigualdades".