Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral é eleito novo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Alego
O deputado estadual Karlos Cabral (PSB) foi eleito o novo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A definição da composição das comissões ocorreu em sessão ordinária do dia 3 de fevereiro. É a primeira vez que um parlamentar de Rio Verde assume a presidência dessa comissão.
Entre as principais atribuições da comissão estão os debates e votações sobre os diversos projetos apresentados pelos parlamentares goianos relacionados à agricultura, à pecuária, ao cooperativismo e tantos outros temas que envolvem essa que é uma das mais importantes atividades econômicas do estado, responsável por cerca de 25% do PIB estadual.
Karlos Cabral reforça a importância da comissão. “Prometo dar o melhor de mim e fazer um trabalho que traga respostas mais céleres e efetivas em relação as muitas demandas da agricultura, a pecuária e o cooperativismo. Pretendo aproximar o debate com os sindicatos rurais, entidades do setor e da população, para que eles possam nos ajudar a identificar e monitorar os problemas. É ouvindo a dialogando que vamos conseguir dar resultados” ressalta Cabral.
Conforme o art. 45, inciso X, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, são os seguintes os campos temáticos, áreas de atuação e competências da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo:
• agricultura, pecuária, pesca e economia agrícola de modo geral;
• estímulos fiscais à agricultura, pecuária e cooperativismo;
• promoção do desenvolvimento rural e do bem estar social no campo;
• política de eletrificação rural;
• vigilância e defesa sanitária animal e vegetal;
• cooperativismo;
• terras públicas e assuntos fundiários;
• demais matérias referentes ao setor primário da economia.
“Vamos trabalhar leis que tragam mais segurança jurídica ao empreendedor rural debatendo a criação de novas oportunidades no campo. Trabalharemos para reduzir a burocracia nessa área e na melhoria da infraestrutura por todo o estado de Goiás”, destaca o novo presidente.
Demanda recebida
No dia 16 de fevereiro, o deputado Karlos Cabral participou de reunião com presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Olávio Teles; juntamente com a assessora, Fabiana Sommer; e o com o diretor executivo da Aginterp, Matheus Barp. Na oportunidade, foi tratado sobre alteração da Lei nº 13.998/21, que estabelece multa por desacordo de número de animais na GTA (Guia de Trânsito Animal) e aqueles constantes na carga. Além disso, foram feitas reivindicações do sindicato e da Aginterp por melhorias na região de Rio Verde em relação ao fornecimento de energia elétrica aos produtores rurais.