Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral é eleito novo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Alego

01 de Março de 2023 às 09:47
Karlos Cabral é eleito novo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Alego

O deputado estadual Karlos Cabral (PSB) foi eleito o novo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A definição da composição das comissões ocorreu em sessão ordinária do dia 3 de fevereiro. É a primeira vez que um parlamentar de Rio Verde assume a presidência dessa comissão. 

Entre as principais atribuições da comissão estão os debates e votações sobre os diversos projetos apresentados pelos parlamentares goianos relacionados à agricultura, à pecuária, ao cooperativismo e tantos outros temas que envolvem essa que é uma das mais importantes atividades econômicas do estado, responsável por cerca de 25% do PIB estadual.

Karlos Cabral reforça a importância da comissão. “Prometo dar o melhor de mim e fazer um trabalho que traga respostas mais céleres e efetivas em relação as muitas demandas da agricultura, a pecuária e o cooperativismo. Pretendo aproximar o debate com os sindicatos rurais, entidades do setor e da população, para que eles possam nos ajudar a identificar e monitorar os problemas. É ouvindo a dialogando que vamos conseguir dar resultados” ressalta Cabral.

Conforme o art. 45, inciso X, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, são os seguintes os campos temáticos, áreas de atuação e competências da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo:

• agricultura, pecuária, pesca e economia agrícola de modo geral;
• estímulos fiscais à agricultura, pecuária e cooperativismo;
• promoção do desenvolvimento rural e do bem estar social no campo;
• política de eletrificação rural;
• vigilância e defesa sanitária animal e vegetal;
• cooperativismo;
• terras públicas e assuntos fundiários;
• demais matérias referentes ao setor primário da economia.

“Vamos trabalhar leis que tragam mais segurança jurídica ao empreendedor rural debatendo a criação de novas oportunidades no campo. Trabalharemos para reduzir a burocracia nessa área e na melhoria da infraestrutura por todo o estado de Goiás”, destaca o novo presidente.

Demanda recebida

No dia 16 de fevereiro, o deputado Karlos Cabral participou de reunião com presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Olávio Teles; juntamente com a assessora, Fabiana Sommer; e o com o diretor executivo da Aginterp, Matheus Barp. Na oportunidade, foi tratado sobre alteração da Lei nº 13.998/21, que estabelece multa por desacordo de número de animais na GTA (Guia de Trânsito Animal) e aqueles constantes na carga. Além disso, foram feitas reivindicações do sindicato e da Aginterp por melhorias na região de Rio Verde em relação ao fornecimento de energia elétrica aos produtores rurais.

Karlos Cabral destacou que vai buscar soluções para as demandas apresentadas. “Como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo irei intermediar para que essas demandas sejam solucionadas tanto na área urbana quanto na zona rural, uma vez que os problemas têm afetado e muito os produtores não somente de Rio Verde mas de todo estado de Goiás. O agronegócio é a mola propulsora da economia goiana e iremos lutar para que esse setor possa produzir com os insumos necessários sem prejuízos aos produtores e à população”, afirmou o deputado.
Gabinete Dep. Karlos Cabral Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.