Notícias dos Gabinetes
Cristiano Galindo é eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa
Durante a sessão de instalação realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) nesta terça-feira, o deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade) foi designado por seus pares em chapa única para ocupar o cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa.
Conduzida pelo deputado estadual Mauro Rubem (PT), a reunião aclamou também os demais parlamentares que estarão à frente dos trabalhos da comissão na 20ª Legislatura. Dentre eles, os titulares: Amauri Ribeiro (União Brasil), Cairo Salim (PSD), Henrique César (PSC), Mauro Rubem (PT) e Ricardo Quirino (Republicanos).
Trata-se de uma importante comissão temática na esfera do Legislativo, dada a atualidade dos assuntos que nela são tratados, e por ter sua atuação voltada para todos os segmentos da população e camadas sociais. “Esse ano completa 75 anos da Declaração de Direitos Humanos. Há 75 anos atrás, esse debate já tinha força (...) Essa comissão tem um dever cívico e moral de atender as pessoas, de entender as pessoas”, afirmou Galindo durante a solenidade.
Dentre as várias pautas a serem abordadas pela comissão durante as próximas atividades, Cristiano destacou a necessidade de discussões sobre a inclusão das mulheres na política, além do tema saúde física e mental dos idosos.
Atribuições
Dentre as atribuições da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, estão: investigação de denúncias de lesão ou ameaça aos direitos humanos, praticado contra qualquer pessoa, em especial aquelas que estejam em situação de vulnerabilidade.