Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima quer incentivo à iniciação da pesquisa científica nas escolas da rede estadual de Educação

20 de Março de 2023 às 11:08
Bia de Lima quer incentivo à iniciação da pesquisa científica nas escolas da rede estadual de Educação

Para incentivar a iniciação da pesquisa científica nas escolas, a deputada Bia de Lima (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que institui a Política Estadual de Incentivo à Iniciação da Pesquisa Científica e Estudos aos estudantes da educação básica da rede estadual de ensino, como meio de integrar os alunos à cultura científica e promover o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa capazes de estimular o pensamento científico e a criatividade.

O projeto de Bia de Lima é inspirado na Lei n° 24.131, de 2022, do estado de Minas Gerais, e busca proporcionar aos estudantes o acesso e a integração à cultura científica, oportunizando o desenvolvimento de habilidades e da criatividade voltadas ao enfrentamento de problemas cotidianos.

A proposta é que a política seja implementada por meio da formação de grupos, preferencialmente compostos por alunos do ensino médio, e da realização de atividades de iniciação à pesquisa científica, seguindo diretrizes, como: fomento ao protagonismo dos estudantes no processo de construção e reestruturação de conhecimentos em favor do bem comum; promoção do processo de ensino-aprendizagem com atividades relacionadas ao campo científico a uma determinada área do conhecimento; difusão da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, entre outras.

Para a implementação da Política Estadual de Incentivo à Iniciação da Pesquisa Científica e Estudos, o projeto prevê que o Poder Executivo Estadual deverá firmar parcerias ou convênios com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapego); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano); Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Federal de Jataí (UFJ); Universidade Federal de Catalão (UFCAT); e Universidade Estadual de Goiás (UEG). Esses convênios visam fomentar a criação dos grupos de estudos e pesquisas dos estudantes da educação básica da rede pública, de participação facultativa, que serão responsáveis por promover a introdução dos estudantes aos métodos de ensino, pesquisa, inovação, extensão e preparo para o ingresso no ensino superior. O projeto prevê, ainda, que o Poder Executivo buscará estratégias para incentivar a participação das mulheres e mulheres negras matriculadas na educação básica nos grupos de iniciação na pesquisa científica e estudos.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.