Notícias dos Gabinetes
Cristiano Galindo apresenta projeto para que unidades públicas de saúde disponibilizem wi-fi gratuitamente
O deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) subiu à tribuna durante o Pequeno Expediente desta terça-feira, 21, para apresentar um projeto de lei onde propõe que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais públicos estaduais forneçam, a pacientes e acompanhantes, acesso a conexão gratuita de wi-fi.
O parlamentar, que também é fisioterapeuta, portanto, familiarizado com rotinas hospitalares, afirmou, na justificativa, que o fornecimento de internet no ambiente da unidade de saúde trará mais comodidade e dignidade aos usuários da rede pública. Conforme explica o texto da proposta, o benefício facilitará o acesso dos usuários a documentos necessários para atendimento, bem como, possibilitará o contato entre pacientes e familiares.
Em seu discurso, Galindo reforçou o objetivo da elaboração da lei que é amparar a população durante o momento difícil em que se tem um familiar no hospital. “Nos hospitais públicos, a gente vê pessoas precisando, às vezes de um celular emprestado, porque não consegue falar com um familiar (...) Então, vejo isso como de grande relevância e de custo muito baixo para o Estado.”
Caso aprovada a norma, as unidades de saúde da rede pública estadual deverão se adequar e cumprir requisitos em concordância com o texto do projeto de lei. Dentre eles, estão:
I - a cobertura da rede de internet deve se estender a toda área predial de atendimento;
II - deverá ser feita a publicidade, por meio de cartazes na unidade de saúde, disponibilizando o código de acesso;
III - a administração local deverá adotar um canal com filtros que impeçam o acesso a conteúdos impróprios.
O documento irá passar pelas comissões temáticas e retornar ao Plenário para votação.