Notícias dos Gabinetes
Deputada Bia de Lima reúne secretários municipais de Educação para orientações do FNDE
Ocorreu quinta-feira, 23, no auditório 2 da Assembleia Legislativa de Goiás, a audiência pública proposta pela deputada estadual Bia de Lima (PT), com secretários municipais de Educação para esclarecimentos e orientações sobre captação de recursos para investimento no setor junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). De acordo com a parlamentar, o encontro teve como objetivo principal “ensinar o caminho das pedras para a solicitação formal de projetos, além de extrapolar as promessas por verbas”.
No total, 178 pessoas participaram da atividade representando 65 municípios. Entre os presentes, 66 eram secretários/as de Educação e 112, assessores. Presidente da Comissão de Educação da Alego, Bia teve como intuito, ao promover a audiência, instrumentalizar os gestores municipais sobre a forma correta de acessar as verbas federais destinadas à Educação. “É preciso ter os projetos para que, ao demandar aquela necessidade específica do município, eles saibam como reivindicar, como encaminhar o seu pedido para que possa ser atendido”, explica.
Compuseram a mesa da audiência pública a responsável pelo plano nacional de articulações (PAR), Fernanda Carvalho Sena; o coordenador de monitoramento e acompanhamento de obras, Bruno Cesar Carvalho Macedo; o ex-secretário de Educação do município de Leopoldo de Bulhões, Luciano Lima; o secretário de Educação de Aparecida de Goiânia, Divino Eterno; e a secretária de Educação de Professor Jamil, Fernanda Costa.
Na ocasião, titulares da Educação de diversos municípios falaram sobre a importância do evento. A secretária municipal de Educação de Caldas Novas, Vanessa Caldas, afirmou que “normalmente, a maior dificuldade é chegar nas pessoas certas para conseguir acessar esses recursos. Nós temos os projetos, mas, às vezes, as demandas não são atendidas, então estamos aqui hoje para buscar isso, para tentar entender e buscar no lugar certo e da forma correta”, declarou.
Analzira Matos, secretária de Educação de Edeia, ficou animada com o encontro e as novas possibilidades. “Esse evento é importantíssimo. São esses os recursos que vão alavancar a Educação dos municípios. Cada secretário que está aqui deve ter o entendimento de como conseguir e como alocar essas verbas. Estou aqui porque quero aprender mais. Temos diversas necessidades como reforma e construção de escolas, equipamentos escolares, vários eixos que precisamos melhorar. Mas, nem sempre sabemos os caminhos, por onde começar, qual o primeiro passo. E é fundamental que a gente saiba como chegar nesses lugares para arrecadar essas verbas. Em alguns momentos falta o recurso por falta de entendimento”, completou.
A parlamentar recebeu elogios pela iniciativa. O secretário de Educação do município de Padre Bernardo, no Entorno do Distrito Federal, Fernando Santos, parabenizou a deputada. “Esse momento é muito importante pela troca de informações, é um momento muito rico, de muito aprendizado sobre a aplicabilidade de recursos. E eu nunca tinha visto nenhum deputado propondo algo desse jeito. Parabenizo a deputada Bia de Lima pela iniciativa, conheço a luta dela à frente do Sintego, sei que será um momento muito importante de conhecimento”, afirmou ele.