Notícias dos Gabinetes
Gustavo Sebba apresenta projeto para incentivar doação de sangue
O deputado Gustavo Sebba (PSDB) apresentou, na última quinta-feira, 23, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), projeto de lei que incentiva a doação de sangue. A proposta tem a finalidade de proteger a saúde pública e contribuir para o aumento do número de doadores de sangue do estado, ao obrigar as concessionárias de serviços públicos como água e luz, bem como as prestadoras de serviços de telefonia celular e internet, a divulgarem mensagem de incentivo à doação de sangue.
No Brasil, 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Ministério da Saúde. O número, apesar de ter subido após o período mais crítico da pandemia, quando houve uma diminuição de 10% no volume de coletas, está abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e dos 5% registrados em países da Europa.
“Quando doamos sangue, fornecemos um produto essencial para a sobrevivência de um indivíduo. Em algumas situações, a transfusão é inevitável, sendo, portanto, essencial que haja sangue em estoque, o qual é conseguido exclusivamente por doação. Várias são as situações em que uma pessoa necessita de sangue. Entre as situações mais conhecidas, podemos citar as cirurgias de grande porte, transfusão para pacientes com doenças crônicas, como a doença falciforme e após acidentes graves”, informou o parlamentar.
“Campanhas são feitas periodicamente para atrair doadores, mas o número ainda está muito abaixo da demanda, precisamos mudar esse quadro e essa é uma forma de incentivar pessoas à doarem sangue”, concluiu Gustavo Sebba.