Notícias dos Gabinetes
Sistema prisional será pauta de reunião da Comissão de Direitos Humanos
Na próxima terça-feira, 28, a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza sua primeira reunião de trabalho para tratar, dentre outros assuntos, do sistema prisional em Goiás e da situação das pessoas que se encontram encarceradas, sob a custódia do Estado. O encontro foi solicitado pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e Instituto Anjos da Liberdade (IAL).
Considerando as atribuições regimentais da Comissão de Direitos Humanos da Alego (art. 45, Res. 1.218/07), o intuito do debate é atender colegiadamente as entidades com o fito de conhecer as principais demandas envolvendo o sistema prisional goiano, ratificando apoio institucional à garantia da dignidade das pessoas privadas de liberdades, seus familiares e amigos.
A atividade acontecerá na sala de reuniões 101, bloco C, Palácio Maguito Vilela da Assembleia Legislativa de Goiás. A discussão, que será dirigida pelo deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), presidente da Comissão, também contará com a participação de parlamentares membros titulares.
Na oportunidade, as organizações solicitantes serão representadas por Vitor Albuquerque (ABJD – Núcleo Goiás) e Maria Luiza Rodrigues Abrantes Curado (IAL), que também convidaram outras organizações atuantes no tema. Dentre elas, estão: a Associação de Familiares e Amigos de Pessoas Privadas de Liberdade, Patrícia Benchimol; Comitê Estadual de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, Cláudia Nunes; Defensoria Pública do Estado de Goiás, defensor Salomão Rodrigues da Silva Neto; Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, Viviane Martins, e Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTI+, Fabrício Rosa.