Antônio Gomide destaca a importância do tema da fome da Campanha da Fraternidade de 2023

03 de Abril de 2023 às 15:01

Na última sexta-feira, 31, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu convidados para sessão solene para destacar a Campanha da Fraternidade de 2023 . A ocasião foi proposta pelo deputado Antônio Gomide (PT), que, ao fazer uso da palavra no evento, destacou a importância da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é a fome. O deputado agradeceu a presença de todos os convidados, especialmente ao presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), e ao arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino.

A Campanha da Fraternidade é promovida há 59 anos pela CNBB durante o tempo litúrgico da Quaresma e tem se destacado pela sua originalidade e capacidade de suscitar a reflexão social em todo o Brasil. Este ano, o tema escolhido foi a fome, que atinge cerca de 33 milhões de brasileiros, de acordo com o deputado.

Gomide ressaltou que o problema não é a falta de alimentos, já que o Brasil começa a colher a maior safra de grãos da história, com previsão de 300 milhões de toneladas em 2023. "O que falta é justiça social, solidariedade, políticas públicas e um governo que coloque os pobres no coração do orçamento".

O deputado ainda citou as palavras do Papa Francisco, que tem insistido sobre a importância da Campanha da Fraternidade para a humanidade e destacou o trabalho sério e de qualidade para a realização das campanhas de fraternidade todos os anos, que mobilizam artistas, educadores e diversas pessoas com experiência em trabalho popular, para produzir músicas, roteiros celebrativos, material pedagógico e roteiros para reuniões de base.

Por fim, Gomide parabenizou a diocese no estado de Goiás pela contribuição na superação da fome e da miséria, e agradeceu a todas as entidades sociais da igreja católica que atuam em Goiás e nos demais estados do Brasil. Ele finalizou sua fala com o pedido do próprio Cristo: "dai-lhes vós mesmos de comer", reforçando a importância da solidariedade e da fraternidade na luta contra a fome. A solenidade contou com a presença de representantes de mais de 117 paróquias, além de entidades sociais da igreja católica e demais autoridades.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).