Notícias dos Gabinetes
Clécio Alves apresenta projetos de lei em prol da segurança escolar em Goiás
Na última quarta-feira, 12, o deputado estadual Clécio Alves (Republicanos) destacou sua preocupação com a violência nas escolas de Goiás e apresentou medidas para abordar o problema. Em seu discurso, ele ressaltou a importância da atenção dos pais na educação dos filhos e alertou para os perigos das redes sociais. Já nesta quinta-feira, 13, o parlamentar voltou a abordar o assunto, trazendo à público dois Projetos de Lei e um requerimento em prol da segurança nas escolas do estado de Goiás. “Precisamos da união de todos os segmentos da sociedade para combater a violência nas escolas”, destacou o parlamentar.
De acordo como Clécio, é necessário inserir a comunidade para que a segurança pública seja tratada como prioridade. Para isso, o parlamentar apresentou um Projeto de Lei que institui a 'Semana da Conscientização da Segurança Escolar', a ser realizada na segunda semana de abril, com a promoção de cursos e palestras sobre segurança nas escolas. Além de treinamentos de primeiros socorros, combate a incêndios e debates abertos à sociedade, com a presença de pais, alunos, professores, em conjunto com a segurança pública do estado. “Queremos direcionar a comunidade, em geral, a obter conhecimentos sobre este assunto, prevenindo a violência nas escolas”, reiterou o deputado.
Em continuação ao primeiro projeto, Clécio apresentou também o segundo Projeto de Lei da Lei Complementar n°26, alterando o Art. 35, para que inclua na grade curricular temáticas voltadas à prevenção e da proteção em situações de risco, com disciplinas voltadas à segurança escolar, combate a incêndio e primeiros socorros.
Plano de Segurança Escolar
Clécio também apresentou um requerimento solicitando a criação de um grupo de trabalho para elaborar um 'Plano de Segurança Escolar' para as escolas públicas e privadas do estado de Goiás. A ideia é que o grupo seja constituído por representantes dos principais órgãos de segurança do estado, como a Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Civil, Secretaria Estadual de Educação, Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Guarda Civil Metropolitana e Secretaria de Educação dos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, além do Conselho Regional de Psicologia e sindicato dos estabelecimentos.
“Queremos convidar todas as entidades escolares, tanto as particulares, quanto as públicas. Para isso, traremos convidadas pelo grupo de trabalho, a fim de realizar uma análise da segurança das escolas públicas e privadas, com profissionais de educação, com conhecimento da segurança escolar e primeiros socorros”, salientou.
Com este trabalhado, será apresentado ainda um relatório com os pontos vulneráveis da segurança nas escolas e com sugestões de ações preventivas a curto, médio e longo prazo. “Nosso objetivo é garantir uma educação segura e de qualidade aos estudantes em todo o estado de Goiás, demonstrando sua preocupação e empenho em enfrentar a violência nas escolas”, finalizou.