Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Clécio Alves apresenta projetos de lei em prol da segurança escolar em Goiás

13 de Abril de 2023 às 17:22
Clécio Alves apresenta projetos de lei em prol da segurança escolar em Goiás

Na última quarta-feira, 12, o deputado estadual Clécio Alves (Republicanos) destacou sua preocupação com a violência nas escolas de Goiás e apresentou medidas para abordar o problema. Em seu discurso, ele ressaltou a importância da atenção dos pais na educação dos filhos e alertou para os perigos das redes sociais. Já nesta quinta-feira, 13, o parlamentar voltou a abordar o assunto, trazendo à público dois Projetos de Lei e um requerimento em prol da segurança nas escolas do estado de Goiás. “Precisamos da união de todos os segmentos da sociedade para combater a violência nas escolas”, destacou o parlamentar. 

De acordo como Clécio, é necessário inserir a comunidade para que a segurança pública seja tratada como prioridade. Para isso, o parlamentar apresentou um Projeto de Lei que institui a 'Semana da Conscientização da Segurança Escolar', a ser realizada na segunda semana de abril, com a promoção de cursos e palestras sobre segurança nas escolas. Além de treinamentos de primeiros socorros, combate a incêndios e debates abertos à sociedade, com a presença de pais, alunos, professores, em conjunto com a segurança pública do estado. “Queremos direcionar a comunidade, em geral, a obter conhecimentos sobre este assunto, prevenindo a violência nas escolas”, reiterou o deputado. 

Em continuação ao primeiro projeto, Clécio apresentou também o segundo Projeto de Lei da Lei Complementar n°26, alterando o Art. 35, para que inclua na grade curricular temáticas voltadas à prevenção e da proteção em situações de risco, com disciplinas voltadas à segurança escolar, combate a incêndio e primeiros socorros. 

 

Plano de Segurança Escolar

Clécio também apresentou um requerimento solicitando a criação de um grupo de trabalho para elaborar um 'Plano de Segurança Escolar' para as escolas públicas e privadas do estado de Goiás. A ideia é que o grupo seja constituído por representantes dos principais órgãos de segurança do estado, como a Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Civil, Secretaria Estadual de Educação, Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Guarda Civil Metropolitana e Secretaria de Educação dos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, além do Conselho Regional de Psicologia e sindicato dos estabelecimentos. 

“Queremos convidar todas as entidades escolares, tanto as particulares, quanto as públicas. Para isso, traremos convidadas pelo grupo de trabalho, a fim de realizar uma análise da segurança das escolas públicas e privadas, com profissionais de educação, com conhecimento da segurança escolar e primeiros socorros”, salientou.

Com este trabalhado, será apresentado ainda um relatório com os pontos vulneráveis da segurança nas escolas e com sugestões de ações preventivas a curto, médio e longo prazo. “Nosso objetivo é garantir uma educação segura e de qualidade aos estudantes em todo o estado de Goiás, demonstrando sua preocupação e empenho em enfrentar a violência nas escolas”, finalizou. 

 

Gabinete Dep. Clécio Alves Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.