Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Clécio Alves propõe isenção de IPVA para veículos elétricos e híbridos plug-in em Goiás

18 de Abril de 2023 às 17:43
Clécio Alves propõe isenção de IPVA para veículos elétricos e híbridos plug-in em Goiás

Nesta terça-feira,18, o deputado Clécio Alves (Republicanos) apresentou em plenário um projeto de lei que visa alterar a Lei n° 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que institui o Código Tributário do Estado de Goiás (CTE). A proposta tem como objetivo conceder isenção de IPVA para automóveis elétricos, incluindo os híbridos plug-in, até o quinto ano após a primeira venda a consumidor final adquiridos no Estado de Goiás.

A medida tem como finalidade incentivar a adoção de veículos mais sustentáveis e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Segundo o deputado, "os veículos 100% elétricos e híbridos plug-in contribuem para a redução das emissões de gases poluentes, melhorando a qualidade do ar e reduzindo a quantidade de gases de efeito estufa emitidos, que são prejudiciais para o meio ambiente e a saúde pública", explanou.

Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), atualmente no Brasil a frota circulante de carros com algum tipo de eletrificação é de pouco mais de 126 mil unidades, sendo 13.294 unidades de automóveis 100% elétricos. Oito estados e quatro cidades brasileiras já isentam o IPVA para estimular a venda de veículos elétricos.


Qualidade de vida

O parlamentar ressalta que veículos elétricos são mais silenciosos e produzem menos vibração, melhorando a qualidade de vida das pessoas que vivem próximas a estradas e áreas urbanas com muito tráfego. Ele também mencionou o exemplo do Distrito Federal, em que a isenção do IPVA para veículos elétricos resultou em um aumento de 46% no número de automóveis elétricos e híbridos registrados entre 2021 e 2022.

Além disso, o deputado alertou que muitos goianos têm registrado seus veículos no Distrito Federal, a fim de usufruir da isenção do IPVA, o que prejudica a economia do estado de Goiás, reduzindo a receita de impostos que poderiam ser investidos em áreas importantes, como saúde, educação e infraestrutura.

O deputado Clécio Alves acredita que a medida proposta contribuirá com o meio ambiente ecologicamente equilibrado, melhorará a qualidade de vida da população, estimulará a demanda por veículos elétricos e incentivará a produção nacional desses veículos, gerando empregos na indústria automotiva e aumento na arrecadação de impostos. O Projeto de Lei agora aguarda a análise e o apoio dos demais parlamentares da Casa para sua aprovação.

Gabinete Dep. Clécio Alves Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.