Notícias dos Gabinetes
Clécio Alves propõe Central de Gerenciamento de Crises em escolas de Goiás
Nesta quarta-feira, 19, o deputado estadual Clécio Alves (Republicanos) apresentou um requerimento direcionado ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com o objetivo de criar uma Central de Gerenciamento de Crises em Assuntos Escolares. O projeto visa garantir a segurança e a proteção dos alunos e dos membros da comunidade escolar.
Além disso, o documento propõe a participação dos principais órgãos de segurança pública no gerenciamento da Central e a criação de um sistema contínuo de identificação de situações de risco e ferramentas de monitoramento com resposta rápida e imediata. Para garantir a efetividade da Central, sugere-se que a Secretaria de Estado de Segurança Pública realize o georreferenciamento de todas as unidades de ensino públicas e particulares, além de criar uma linha direta de atendimento às instituições de ensino com profissionais capacitados no assunto para dar uma resposta imediata em situações de crise.
Uma medida importante proposta pelo deputado é a avaliação periódica das instituições de ensino, que será realizada bimestralmente pelos próprios professores, pais, alunos e profissionais de educação sobre segurança escolar, primeiros socorros e combate a incêndio. Essa avaliação classificará o nível de segurança conforme a nota obtida em 1, 2 ou 3 estrelas, sendo que 1 estrela será considerado fraco, 2 estrelas, médio e 3 estrelas, ótimo. Com base nas notas obtidas, os órgãos de Segurança Pública poderão concentrar seus investimentos e níveis de atenção em cada unidade de conhecimento do tema.
O deputado Clécio Alves destaca que essa é uma medida justa e necessária para garantir a segurança dos estudantes e membros da comunidade escolar. Ele conta com o apoio dos seus colegas parlamentares para a aprovação do requerimento e a implementação da Central de Gerenciamento de Crises em Assuntos Escolares no Estado de Goiás.