Notícias dos Gabinetes
Após ofício do deputado José Machado, Equatorial Energia manifesta-se sobre cenário em Pirenópolis
Preocupado com a qualidade da energia elétrica fornecida aos pirenopolinos, o deputado que representa Pirenópolis na Assembleia Legislativa, José Machado (PSDB), protocolou ofício na Equatorial Energia Goiás, no último dia 14, solicitando atenção e ação da empresa.
Em resposta ao ofício do deputado, o presidente da Equatorial, Lener Jayme, colocou-se à disposição para esclarecimentos e apresentou planos de melhorias com obras previstas para ocorrer ainda em 2023 e em 2024. Entre os investimentos, a companhia substituirá dois transformadores, aumentando de 34,5/13,8 kV de 6,25 MVA para 9,37 MVA na Subestação Pirenópolis, incluirá dois novos alimentadores para o município e construirá a Linha Pirineus-Daia de 138 KV que contribuirá para aumentar a demanda de energia na região Pirenópolis, Corumbá e Anápolis.
Ainda conforme o presidente, foi realizada a revisão, neste ano, de todo o sistema auxiliar nas subestações de Corumbá e Pirenópolis para garantir a supervisão e a comunicação dos equipamentos de Telecontrole; Implementaram sistema de comunicação mais robusto na subestação de Pirenópolis e a instalação de 16 religadores monofásicos na rede de distribuição, permitindo, assim, manobras remotas através do Centro de Operações, minimizando o tempo de interrupção de energia em caso de alguma ocorrência; e construíram 19Km de rede de alta tensão, Linha Corumbá-Pirenópolis, um investimento realizado para trazer confiabilidade, disponibilidade de carga e melhoria nos níveis de tensão para o município pirenopolino.
O plano de manutenção preventiva também foi apresentado a José Machado. Nele constam as ações previstas, pela Equatorial, para realizar no decorrer do ano vigente em Pirenópolis, sendo esperada, então, entre abril e dezembro, a correção de 505 anomalias, a limpeza de faixa de aproximadamente 99.338m², além da poda de 1650 árvores. Essas ações de manutenção preventiva são executadas baseadas em dados da rede, histórico de interrupções registradas nos equipamentos e anomalias levantadas durante inspeções ao longo da rede de distribuição.
O deputado representante de Pirenópolis aguardará pela realização das obras que lhe foram apresentadas através de ofício e continuará acompanhando a situação de perto, seguindo em vigilância até a solução efetiva do problema, inclusive manterá seu gabinete totalmente à disposição dos pirenopolinos para receber qualquer nova manifestação.