Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Após lei de Antônio Gomide, veneno tem uso restrito em Goiás visando a proteção de abelhas

05 de Maio de 2023 às 14:48
Após lei de Antônio Gomide, veneno tem uso restrito em Goiás visando a proteção de abelhas

Com a lei de autoria do deputado estadual Antônio Gomide (PT), o uso do fipronil ficou restrito em Goiás. A medida foi sancionada no dia 28 de abril e, por proteger a polinização e as atividades de apicultura, virou exemplo para outros estados.

O fipronil é um inseticida que causa a morte de abelhas, o que prejudica o meio ambiente, a agricultura e os apicultores. Assim, a lei restringiu o uso do veneno, utilizado em lavouras, próximo a propriedades que produzem mel em Goiás.

Antônio Gomide lembra que pesquisadores apontam o fipronil como uma das principais causas da mortandade de abelhas e da redução de outros agentes polinizadores.

"Essa restrição já era adotada em outros estados, como no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com a aprovação de nossa lei, já recebemos contato de deputados de outros estados que também querem adotar a medida, que tem o poder de proteger o meio ambiente e a produção familiar", diz o deputado estadual.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.