Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Karlos Cabral homenageará mulheres goianas com a Comenda Chica Machado em Rio Verde

19 de Maio de 2023 às 14:38
Deputado Karlos Cabral homenageará mulheres goianas com a Comenda Chica Machado em Rio Verde

O deputado Karlos Cabral (PSB) realizará sessão especial em Homenagem às Mulheres com a entrega da Comenda Chica Machado, no auditório Jairo Neves do Senac em Rio Verde. A solenidade acontecerá no dia 19 de maio (sexta-feira), a partir das 19h00. Nesta cerimônia, que será itinerante no município, serão condecoradas cerca de 80 mulheres das mais diversas áreas.

De acordo com o parlamentar, o objetivo da homenagem é reconhecer o trabalho de mulheres de diferentes áreas de atuação por maior participação da mulher na vida política e social de Goiás. “Queremos, para além de comemorar o Dia Internacional da Mulher, lembrar e homenagear a luta de tantas mulheres em Goiás pelo fortalecimento do protagonismo feminino em espaços tradicionalmente machistas. São lideranças de todas as frentes de atuação que enfrentam todas dificuldades impostas e contribuem significativamente pelo desenvolvimento do estado”, ressalta Karlos Cabral.

A solenidade também é uma forma de celebrar o Dia Internacional das Mulheres, ocorrido no dia 8 de março, e também ao mês de maio onde se comemora o Dia das Mães. “As mulheres goianas contribuem de diversas maneiras para o desenvolvimento do estado. Elas têm sido protagonistas em diferentes áreas, desde a política, educação, saúde, cultura, economia, empreendedorismo, no cuidado do lar e no amor as suas famílias. Todas merecem o nosso reconhecimento”, destaca o parlamentar.

Comenda: quem foi Chica Machado?

Chica foi uma mulher negra, ex-escravizada, que viveu na região de Niquelândia por volta de 1750. Segundo a pesquisadora Adélia Freitas, foi casada com um comerciante português com quem teve seis filhos. “Com o ouro que conseguiu, comprava escravo para libertá-los. Chica foi uma pessoa que venceu todos os obstáculos. Alguém poderosa, uma pessoa que tinha poder sociopolítico e econômico, que conseguiu sair da condição de escravizada e se posicionar na sociedade”, completou a pesquisadora.

Adélia Freitas escreveu o livro “Chica Machado: um mito goiano”, após conhecer as histórias de Chica durante uma pesquisa acadêmica na região de Niquelândia. Ainda de acordo com a autora, a forma como determinados causos de Chica passaram de geração em geração fazem dela um mito. “Não há como confirmar se tudo o que se conta é verdade, mas o fato é que ela permaneceu na memória das pessoas”, comentou Adélia.

SERVIÇO

Sessão Solene de entrega da Comenda Chica Machado em Rio Verde
Data: 19 de maio de 2023
Horário: 19h00
Local: Auditório Jairo Neves – Senac de Rio Verde (Rua Ilídio Leão, Quadra 17, nº 154, Vitória
Regia, Rio Verde-GO) 

Gabinete Dep. Karlos Cabral Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.