Notícias dos Gabinetes
Deputado Karlos Cabral homenageará mulheres goianas com a Comenda Chica Machado em Rio Verde
O deputado Karlos Cabral (PSB) realizará sessão especial em Homenagem às Mulheres com a entrega da Comenda Chica Machado, no auditório Jairo Neves do Senac em Rio Verde. A solenidade acontecerá no dia 19 de maio (sexta-feira), a partir das 19h00. Nesta cerimônia, que será itinerante no município, serão condecoradas cerca de 80 mulheres das mais diversas áreas.
De acordo com o parlamentar, o objetivo da homenagem é reconhecer o trabalho de mulheres de diferentes áreas de atuação por maior participação da mulher na vida política e social de Goiás. “Queremos, para além de comemorar o Dia Internacional da Mulher, lembrar e homenagear a luta de tantas mulheres em Goiás pelo fortalecimento do protagonismo feminino em espaços tradicionalmente machistas. São lideranças de todas as frentes de atuação que enfrentam todas dificuldades impostas e contribuem significativamente pelo desenvolvimento do estado”, ressalta Karlos Cabral.
A solenidade também é uma forma de celebrar o Dia Internacional das Mulheres, ocorrido no dia 8 de março, e também ao mês de maio onde se comemora o Dia das Mães. “As mulheres goianas contribuem de diversas maneiras para o desenvolvimento do estado. Elas têm sido protagonistas em diferentes áreas, desde a política, educação, saúde, cultura, economia, empreendedorismo, no cuidado do lar e no amor as suas famílias. Todas merecem o nosso reconhecimento”, destaca o parlamentar.
Comenda: quem foi Chica Machado?
Chica foi uma mulher negra, ex-escravizada, que viveu na região de Niquelândia por volta de 1750. Segundo a pesquisadora Adélia Freitas, foi casada com um comerciante português com quem teve seis filhos. “Com o ouro que conseguiu, comprava escravo para libertá-los. Chica foi uma pessoa que venceu todos os obstáculos. Alguém poderosa, uma pessoa que tinha poder sociopolítico e econômico, que conseguiu sair da condição de escravizada e se posicionar na sociedade”, completou a pesquisadora.
Adélia Freitas escreveu o livro “Chica Machado: um mito goiano”, após conhecer as histórias de Chica durante uma pesquisa acadêmica na região de Niquelândia. Ainda de acordo com a autora, a forma como determinados causos de Chica passaram de geração em geração fazem dela um mito. “Não há como confirmar se tudo o que se conta é verdade, mas o fato é que ela permaneceu na memória das pessoas”, comentou Adélia.
SERVIÇO
Sessão Solene de entrega da Comenda Chica Machado em Rio Verde
Data: 19 de maio de 2023
Horário: 19h00
Local: Auditório Jairo Neves – Senac de Rio Verde (Rua Ilídio Leão, Quadra 17, nº 154, Vitória
Regia, Rio Verde-GO)