Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputada Bia de Lima quer sala de amamentação na Alego

23 de Maio de 2023 às 08:54
Deputada Bia de Lima quer sala de amamentação na Alego

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou, durante sessão ordinária desta segunda-feira, projeto de resolução que estabelece a instalação de Sala de Apoio à Amamentação e fraldários para atender especialmente as servidoras e visitantes nutrizes para extração e armazenamento de leite materno.

De acordo com a proposta, as salas deverão ser instaladas em área apropriada, com equipamentos necessários, dotados de assistência adequada, de acordo com o disposto na Portaria nº 193, de 23 de fevereiro de 2010, do Ministério da Saúde.

Na justificativa da matéria, a parlamentar defende que “o leite materno é um forte aliado na luta contra a mortalidade infantil, porque possui os nutrientes necessários para que a criança cresça com saúde e protegida contra problemas bastante comuns nos primeiros anos de vida, como diarreia, alergias, doenças respiratórias, infecções e vários outros tipos de intercorrências”. Bia de Lima ainda informa que “o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e amamentação até os dois anos de vida”.

Pró-Mãe

As salas de amamentação fazem parte das ações do Programa de Acompanhamento e Apoio à Mãe Nutriz (Pró-Mãe), instituído pela Portaria 90/22, cujo objetivo é fomentar o pleno desenvolvimento socioafetivo da criança em seus primeiros anos de vida, estimular a integração da mãe e criança e incentivar e possibilitar o aleitamento materno.

O Pró-Mãe também visa a assistência à mãe nutriz no retorno ao trabalho, após o período da licença-maternidade, e a compatibilização das atividades profissionais da mãe nutriz com aquelas inerentes à maternidade.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.