Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
"Aprovado em 2ª votação projeto que prevê atendimento médico em creches e berçários

31 de Maio de 2023 às 13:49
"Aprovado em 2ª votação projeto que prevê atendimento médico em creches e berçários

Foi aprovada em segunda votação na tarde desta quarta-feira, 31, em Plenário, a matéria nº 121/23, que institui o Programa Estadual de Atendimento Médico nas creches e berçários em Goiás, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB).

O programa será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que deverá prestar os serviços de avaliação ponderal de peso e altura, atualização de vacinas e orientações preventivas relacionadas à atenção e ao cuidado com a saúde dos profissionais da educação lotados nas creches e berçários. É previsto um calendário mensal para atendimento nessas unidades educacionais, além de uma atuação conjunta das secretarias estaduais de Educação e Saúde com os municípios, a fim de desenvolver os instrumentos necessários para a execução do programa. Também propõe-se que a administração estadual possa firmar convênios com a União, os municípios e as pessoas jurídicas de direito privado.

Gustavo enfatizou que a possibilidade de abordagem da criança nos espaços de sua vida cotidiana, como instituições de educação infantil, amplia a capacidade de atuação na prevenção de doenças, na promoção da saúde e identificação de necessidades especiais em tempo oportuno. "O desenvolvimento de ações coletivas, com ênfase em ações de promoção da saúde estruturadas nas escolas, creches e pré-escolas, são passos importantíssimos para garantir uma vida saudável e pleno desenvolvimento humano, pois permitem avaliações permanentes e sistematizadas da assistência prestada pela unidade de saúde competente ou pela equipe de saúde da família, contribuindo para identificar problemas prioritários, realizar ajustes e ações, de modo a obter resultados mais satisfatórios para a população", esclareceu o deputado.

"Essa propositura constitui um verdadeiro mecanismo de efetividade à Política Integral de Saúde da Criança, além de estar alinhada com a previsão orçamentária já disponibilizada. Conforme pode-se deduzir da agenda de compromissos proposta pelo Ministério da Saúde, como iniciativa para promoção do direito fundamental à saúde das crianças, amparando-se em diversos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, em especial a Carta de Direitos Humanos", concluiu o parlamentar. O projeto segue para sanção do Governo do estado."

Gabinete Dep. Gustavo Sebba Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.