Notícias dos Gabinetes
Projeto 'Vini Jr' contra racismo em estádios é proposto por Clécio Alves
O deputado estadual Clécio Alves (Republicanos) apresentou, nesta terça-feira, 30, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o projeto de lei que institui a Política Estadual 'Vini Jr.' de combate ao racismo nos estádios e arenas esportivas do estado. Segundo o parlamentar, o projeto visa a criação de uma legislação abrangente e eficaz para enfrentar o sério e lamentável problema do racismo nos estádios de futebol, que infelizmente é uma realidade que se estende a todo o mundo.
A proposta de origem se deu por conta da repercussão mundial do caso do jogador brasileiro Vinícius Júnior, que atua pelo Real Madrid. Durante uma partida do campeonato espanhol, Vinícius foi vítima de atos racistas por parte de torcedores rivais. Em destaque, o parlamentar diz que esse não foi um caso isolado, já que a situação ganhou destaque global, recebendo declarações de solidariedade de líderes internacionais.
"O racismo se manifesta de várias formas mas, nos estádios, costuma acontecer em grupos organizados, as chamadas 'torcidas organizadas', que proferem insultos raciais e gestos ofensivos, além de comportamentos discriminatórios contra jogadores ou torcedores de diferentes origens étnicas", ressaltou o deputado.
Para ele, esse tipo de comportamento é inaceitável e contrário aos princípios de igualdade, de inclusão e de respeito mútuo. Ele afirmou também que o racismo nos estádios de futebol prejudica, não só as pessoas diretamente afetadas, mas mancha a reputação do esporte e cria um ambiente hostil para os fãs.
"É dever das autoridades esportivas, dos clubes de futebol e das organizações que gerem os estádios, assim como do Estado, combater o racismo nesses ambientes. Precisamos criar campanhas de conscientização, impor sanções disciplinares mais rigorosas, promover treinamento em segurança e diversidade nos estádios", defendeu Alves.
Na justificativa do projeto, Clécio sublinhou que, embora tenhamos avançado na batalha contra o racismo nos estádios de futebol brasileiros, ainda existe um extenso caminho a percorrer. "É necessária a mobilização de todos os atores relevantes - autoridades do esporte, clubes, torcedores e a sociedade na totalidade - para erradicar essa forma de preconceito, assegurando que nossos estádios sejam refúgios seguros e acolhedores para todos", afirmou o deputado.
Ele também destacou a importância da aprovação do projeto de lei para a luta contra o racismo nos estádios goianos e expressou sua esperança de contar com o respaldo de seus distinguidos colegas desta Casa para a realização desse objetivo.