Notícias dos Gabinetes
Deputado José Machado prestigia a Festa do Divino, em Pirenópolis
Sob clima festivo, o deputado estadual José Machado (PSDB) deslocou-se novamente até a cidade de Pirenópolis nesta terça-feira, 30, para prestigiar também as solenidades de encerramento da Festa do Divino Espírito Santo e das Cavalhadas do município deste ano. Durante o evento, além dos agradecimentos, Machado recebeu uma homenagem por sua representatividade parlamentar em Pirenópolis e por ser um grande apoiador e incentivador das festividades.
O deputado iniciou o dia participando da santa missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Posteriormente, acompanhou o cortejo até o juizado de São Benedito e, em seguida, realizou uma reunião com o pároco Padre Augusto, em sua residência, onde recebeu demandas em prol da região. Durante a tarde, acompanhado de autoridades municipais, lideranças comunitárias e amigos, José Machado participou de uma festa histórica e calorosa.
“Fico muito feliz em ver nosso povo reunido, manifestando a fé e sua cultura, e em fazer parte desta celebração histórica. As cavalhadas são uma importante manifestação cultural e religiosa, que atrai turistas, fortalecendo a economia local, e contribuem, também, para a preservação das tradições e costumes da região”, comentou José Machado, que também agradeceu a todos os pirenopolinos pelo carinho de sempre e os parabenizou pela organização do evento. Importante destacar que o deputado é representante dos cidadãos e das cidades do Vale dos Pirineus, na Assembleia Legislativa, e mantém seu gabinete e mandato à disposição dos munícipes para trabalho.
Tradição
Inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média, a Festa do Divino Espírito Santo é a maior manifestação popular de Pirenópolis, que mantém as tradições com expressões religiosas e profanas. As Cavalhadas fazem parte dessa festa, realizada sempre no mês de maio ou junho, próximo ao Dia de Pentecostes.
O espetáculo tem como palco o Campo das Cavalhadas, também conhecido como Cavalhódromo, que fica localizado no Centro de Pirenópolis. A grande atração é a representação da luta medieval entre mouros e cristãos. Também faz parte da festa 'As Pastorinhas', peça teatral com moças jovens que contam a história do nascimento de Jesus.