Deputado Antônio Gomide entrega Comenda Washington Novaes à ministra Marina Silva

07 de Junho de 2023 às 14:42

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) realizará sessão solene, na próxima segunda-feira, 12, às 16 horas para homenagear a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva. Reconhecida mundialmente pelo seu trabalho incansável na defesa da biodiversidade brasileira e do meio ambiente, Marina Silva vai receber a Comenda Jornalista Washington Noves, que distingue as personalidades que dedicaram sua vida na defesa do meio ambiente.

Washington Novaes foi um dos pioneiros do jornalismo ambiental. Natural de São Paulo, estabeleceu-se em Goiânia no início dos anos 1980, escrevendo primeiramente no jornal Diário da Manhã e depois no O Popular, onde manteve uma coluna sobre as questões e problemáticas ambientais até o final de sua vida. Washington era consultor de jornalismo da TV Cultura e era comentarista do programa ambiental, Repórter Eco. O jornalista desenvolveu uma série de trabalhos em favor dos povos indígenas e da proteção e defesa da floresta. Antônio Gomide criou a comenda com o seu nome para homenagear aqueles que, como Novaes, dedicaram sua vida à causa da sustentabilidade ambiental.

Além da ministra Marina Silva, outras 29 personalidades de Goiás e do Brasil serão homenageadas durante a sessão solene, entre eles Jaime Câmara Júnior, CEO do Grupo Jaime Câmara, que edita o jornal O Popular, o portal G1 e comanda as rádios Executiva, CBN e a TV Anhanguera. Câmara Júnior é reconhecido pelas campanhas em favor da preservação do Cerrado e do Rio Araguaia. O também jornalista Batista Custódio, fundador do Diário da Manhã, também será homenageado pelo trabalho educativo do DM e pela militância preservacionista, como criador da APA do Encantado, que preserva 10.500 hectares de mata e cerrado na nascente do Araguaia e Baliza.

Outros homenageados são os professores Altair Sales Barbosa, Laerte Guimarães Ferreira Júnior e Rodrigo Borges Santana. O delegado Luziano Severino, da Dema, o ex-secretario do Meio Ambiente, Osmar Pires, criador dos parques Vaca Brava, Areião e Jardim Botânico, o ex-prefeito Pedro Wilson, idealizador do PUAMA (Parque Macambira Anicuns), e Urissapá Tabata Kuikuro (in memorian), líder histórico do povo Kuikuro, registrado no documentário Kuarup, de Washington Noves no documentário Xingu.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).