Notícias dos Gabinetes
Cristiano Galindo requer criação do Dia Estadual do Terapeuta Ocupacional
Foi apresentado pelo deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), na sessão ordinária desta quinta, 15, projeto de lei que institui o dia 12 de maio como o Dia Estadual do Terapeuta Ocupacional. A justificativa se baseia na importância da profissão nas áreas das ciências da saúde e sociais, além desta data ser marcada pela publicação da portaria de nº 2817, que criou a comissão de viabilidade para o curso de terapia ocupacional na Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2023. Durante o Pequeno Expediente, Galindo ressaltou que a instituição da data dedicada aos profissionais chama a atenção para “atuação daqueles que entregam seus esforços para salvar vidas”, além de terem o direito de celebrar o seu dia e a importância da sua especialidade.
O parlamentar, que é fisioterapeuta de formação - área aliada à terapia ocupacional - reitera ainda sobre a relevância da inclusão do curso superior em uma universidade pública: “Hoje, em Goiás, temos o curso de terapia ocupacional somente em faculdades privadas. A inserção no ensino público é fundamental para que mais estudantes tenham a oportunidade de entrar neste campo que tem um déficit enorme de qualificados. Pude ver isso de perto quando estive a frente do Gabinete de Operação de Emergência Saúde (GOE), em Trindade, durante a pandemia de covid-19”.
Com a disseminação mundial do coronavírus, esses colaboradores estiveram na linha de frente no tratamento dos enfermos. De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), o Estado manteve 887 unidades de terapia intensiva (UTI) abertas em 2021, contra 244 leitos em 2019. Os cuidados demandados pelos infectados, principalmente sob o uso de ventilação mecânica, requisitavam abordagens cognitivas e intervenções de terapeutas ocupacionais. Contudo, o número de equipes completas necessárias na atuação foi afetado negativamente em razão da falta de profissionais qualificados integrando os hospitais.
O terapeuta ocupacional é responsável por beneficiar pessoas de todas as faixas etárias que tenham algum tipo de limitação ou incapacidade ao realizar atividades do dia a dia. Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), esse profissional tem como missão a compreensão da atividade humana como um processo criativo, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto manutenção, interferindo no cotidiano do paciente, com o objetivo de alcançar uma melhor qualidade de vida.
No âmbito nacional, o dia do terapeuta ocupacional era celebrado em 13 de outubro, data em que também se comemora o dia dos fisioterapeutas. Porém, no ano de 2015, por regulamentação do Decreto de Lei nº 938 de 1969 e sanção da então presidente Dilma Rousseff, a data passou a ser celebrada em 19 de janeiro - consagrada internacionalmente como Dia Mundial de Terapeuta Ocupacional.