Paulo Cezar explica que consulta sobre a mudança do nome de Aparecida de Goiânia pode ser feita junto com a eleição municipal

19 de Junho de 2023 às 10:35

Em entrevista à Rádio Sucesso 98,3 FM, na manhã desta segunda-feira, 19, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) esclareceu que o plebiscito sobre a mudança do nome de Aparecida de Goiânia para “Aparecida” poderá ser feito junto com a votação para prefeito, na eleição municipal do ano que vem.

Paulo Cezar respondeu a questionamentos dos ouvintes e explicou que a consulta poderá ser feita, em parceria com a Justiça Eleitoral, sem qualquer ônus para a população aparecidense. A ideia é que, no dia da votação, o eleitor seja consultado também sobre a mudança do topônimo.

O deputado fez um histórico a respeito dos topônimos do município, que foi fundado em 1922, por meio da doação de terras naquela região por um grupo de fazendeiros católicos. O povoado inicial tinha o nome de Aparecida, depois vieram os distritos de Vila Aparecida de Goiás, Goialândia e só em 1963, com a emancipação política de Hidrolândia, passou a se chamar Aparecida de Goiânia.

Paulo Cezar Martins assinalou que a consulta é “democrática” e “soberana”, porque vai espelhar a opinião da população aparecidense. “Não haverá nenhum custo para o cidadão de Aparecida. As despesas correrão por conta da Assembleia Legislativa”, explicou.

O decano do Legislativo estadual reafirmou que não quer “inventar a roda” e que só reapresentou o projeto por que se trata de uma vontade do saudoso prefeito Maguito Vilela, um dos grandes benfeitores de Aparecida de Goiânia, cujo sonho era elevar a autoestima da população aparecidense, a partir da desvinculação com o topônimo “Goiânia”. “Aparecida hoje é outra cidade. Não é mais problema para Goiânia, mas solução”, sublinhou, acrescentando que o município é um dos que mais crescem no País, hoje a maior cidade brasileira além das capitais.

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).