Notícias dos Gabinetes
Deputado José Machado apresenta cinco projetos na sessão desta terça-feira
Sempre preocupado com a saúde da população e com a preservação do patrimônio cultural de Goiás, o deputado José Machado (PSDB), apresentou na sessão ordinária desta terça-feira, 20, cinco projetos que visam promover o bem-estar dos cidadãos goianos e manter os valores culturais de Goiás.
A primeira proposta tem como intuito conceder benefícios aos doadores de órgãos e seus familiares no estado de Goiás. De acordo com o projeto, será dada prioridade de atendimento médico à essas pessoas na rede pública de saúde, desde que essa assistência esteja relacionada ao processo de doação de órgão. Também estão incluídas isenções de taxas em alguns serviços públicos e concursos, conforme especificados no projeto.
Um segundo projeto, apresentado por Machado, visa instituir o mês de doação de órgãos em Goiás, com o objetivo de promover campanhas de conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes.
Medidas de diagnóstico precoce e atenção integral às pessoas neurodivergentes em Goiás foi outro projeto apresentado pelo deputado. A proposta visa estabelecer diretrizes para a realização do diagnóstico precoce por equipe multiprofissional na rede pública de saúde. Na justificativa do projeto, o parlamentar lembra que a antecipação do diagnóstico é um elemento muito importante para proporcionar uma intervenção ágil e, em consequência, maior evolução do paciente.
Uma quarta proposta tem como objetivo criar o programa de castração de animais em situação de vulnerabilidade, por meio do programa Castramóvel. O programa tem o objetivo de promover a castração gratuita de cães e gatos, garantindo o bem-estar animal e contribuindo para o controle populacional desses animais.
Por fim, a quinta matéria declara de utilidade pública a Instituição Cultural das Cavalhadas de Pirenópolis. “O Instituto Cultural Cavalhadas de Pirenópolis é uma associação que se dedica à preservação e promoção das tradicionais Cavalhadas, manifestação cultural secular da cidade de Pirenópolis”, justifica José Machado.