Notícias dos Gabinetes
Projeto que cria a Ouvidoria Especial de Proteção à Pessoa Idosa é aprovado na Alego
Foi aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás a criação da Ouvidoria Especial de Proteção à Pessoa Idosa. A proposição é de autoria do deputado Ricardo Quirino (Republicanos) e estabelece que o órgão político e institucional será constituído por deputados no exercício do mandato para zelar pela defesa dos direitos da pessoa idosa.
Essa iniciativa tem como intuito garantir os direitos das pessoas idosas, proporcionando um canal específico para o encaminhamento de denúncias, sugestões e críticas relacionadas à proteção desses direitos, além de promover campanhas voltadas a esse público.
A justificativa do projeto ressalta a importância de sensibilizar a sociedade e as instituições públicas e privadas sobre a necessidade de garantir a dignidade e a proteção das pessoas idosas. Para isso, serão estabelecidas parcerias com organizações da sociedade civil e outras instituições públicas e privadas, a fim de implementar projetos e ações que visem promover os direitos das pessoas idosas.
O autor do projeto, deputado Quirino, enfatiza também a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a importância de garantir a dignidade e a proteção dos idosos, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de respeito e valorização dessa parcela da população, enquanto se combate a discriminação e o preconceito.