Antônio Gomide instala Frente Parlamentar em Defesa do Cerrado na Alego

30 de Junho de 2023 às 10:03
Antônio Gomide instala Frente Parlamentar em Defesa do Cerrado na Alego

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) formalizou a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Bioma Cerrado, na Assembleia Legislativa, na manhã de quinta-feira, 29. O parlamentar destacou a importância da preservação do meio ambiente dentro da Casa legislativa.

Antônio Gomide avalia que a Assembleia é lugar ideal para aprofundar um debate de suma importância para a população. Para ele, é importante a presença de entidades, universidades, ambientalistas e representantes dos municípios da Chapada dos Veadeiros.

“Somos a favor do agronegócio, da agricultura familiar, da agrofloresta. Queremos o equilíbrio. Precisamos dialogar com todos os setores. Mas precisamos do Cerrado em pé. É com o Cerrado em pé que queremos discutir o equilíbrio em Goiás, da economia, o potencial, o que está sendo devastado, qual a política pública que está sendo priorizada e qual a diretriz do Governo do Estado, o que queremos como legislação”, salienta o deputado estadual.

A coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), Eliane Barbosa, salientou que, na atual conjuntura, qualquer desmatamento é grave, independente se anos anteriores esteve mais alto. Com a tendência de aumento nos últimos anos, preocupa, sobretudo por haver expansão para áreas mais preservadas.

“Precisamos fazer algo, pois o Cerrado goiano está crítico. E agora há tendência maior de desmatamento. Em 2023, o desmatamento cresceu muito em relação ao ano passado”, alertou a pesquisadora. Ela ainda apontou que é preciso preservar e elencou ações para a preservação do Cerrado.

O prefeito de Alto Paraíso, Marcus Adilson Rinco, presente no evento, apontou que o município é um dos mais preservados de Goiás, devido a ações, além das Organizações Sociais, da população local, que é muito consciente da importância da preservação da Chapada dos Veadeiros. “O nosso desafio é aliar a preservação com o desenvolvimento econômico”, disse.

A Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar em Defesa do Bioma Cerrado tem objetivo de contribuir para a preservação em Goiás desse importante ecossistema, que é o segundo maior bioma da América do Sul e a mais rica savana do mundo em biodiversidade.

O projeto de abertura da frente contou com assinaturas de bancada suprapartidária, dos deputados Clécio Alves (Republicanos), Issy Quinan (MDB), Gugu Nader (Agir), Mauro Rubem (PT), Coronel Adailton (Solidariedade), Cristiano Galindo (Solidariedade), Bia de Lima (PT), José Machado (PSDB) e Bruno Peixoto (UB).

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).