Notícias dos Gabinetes
Cristiano Galindo prestigia tradicional Desfile dos Carreiros, Cavaleiros e Muladeiros em Trindade
Nesta quinta, 29, o deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) marcou presença no tradicional Desfile de Carreiros, Cavaleiros e Muladeiros da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno da cidade de Trindade. Na ocasião, estiveram presentes autoridades de todos os Poderes, como os deputados federais Lêda Borges (PSDB), Silvye Alves (União Brasil) e Daniel Agrobom (PL), deputados estaduais Virmondes Cruvinel (União Brasil), Amauri Ribeiro (União Brasil), Bia de Lima (PT) e Dr. George Morais (PDT), prefeito Marden Júnior (União Brasil), além de prefeitos de cidades do interior de Goiás, secretários e vereadores.
Sendo um dos momentos mais aguardados da festa, o desfile dos carreiros teve início por volta das sete e meia da manhã na praça da Igreja Matriz, com uma bênção do Pe. da Arquidiocese de Goiânia, João Bosco de Deus, e se deslocou até o Carreiródromo Ada Cyra, onde o reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Marco Aurélio, discursou sobre a fé e devoção dos ali presentes.
De acordo com a organização, mais de 320 carros de boi passaram pelo local, batendo o recorde de participação de todos os anos da romaria. Em entrevista à imprensa local, o deputado, que é um dos colaboradores da festa, parabenizou a organização do evento e afirmou que tem se empenhado ao lado dos Poderes Executivo municipal e estadual na conquista de verbas e patrocínios para que a estrutura seja capaz de acolher os romeiros com qualidade e tranquilidade.
Logo após a passagem dos carros de boi, por volta das 12 horas, foi iniciado o desfile de aproximadamente quatro mil cavaleiros e muladeiros que peregrinaram de todas as regiões do estado em agradecimento aos milagres ou pedidos realizados ao Pai Eterno. Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura, ressaltou o orgulho e a satisfação ao ver os cidadãos tão empenhados na manutenção da tradição goiana.
Projeto de lei que torna o desfile patrimônio histórico e cultural de Goiás
No último mês, Galindo apresentou um projeto de lei que declara o desfile de muladeiros, cavaleiros e carros de boi da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno patrimônio histórico e cultural de Goiás. A proposta do parlamentar já passou pela aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi encaminhada à Comissão de Cultura, Esporte e Lazer (CCEL) e distribuída para relatoria do deputado Talles Barreto (União Brasil). Após essa fase, será, então, destinada às duas votações, antes de ser sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil).