Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto do deputado Amilton Filho quer tornar Jesúpolis a “Capital Estadual da Pamonha"

04 de Julho de 2023 às 16:39
Projeto do deputado Amilton Filho quer tornar Jesúpolis a “Capital Estadual da Pamonha"

Como grande parceiro do município, o deputado Amilton Filho (MDB) apresentou projeto de lei n° 1110/23, que declara Jesúpolis a "Capital Estadual da Pamonha". A iniciativa tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), sob relatoria do deputado Major Araújo (PL).

Amilton explica que, devido à popularidade que a colheita do milho de Jesúpolis ganhou na região, em sua comemoração, desde 2010, vem sendo realizada a pamonhada, que já teria se tornado tradicional na cidade, no mês de abril. “Na última edição do evento, foram produzidas mais de 20 mil unidades pamonhas, que são distribuídas entre os agricultores e seus familiares, além de serem destinadas à merenda escolar".

O deputado ressalta que a lavoura serve como estimulante ao associativismo, uma vez que, por intermédio dela, é incentivado o trabalho em cooperação à sociedade, o que beneficia a economia local. “As lavouras de Jesúpolis contam com supervisão de um corpo técnico formado por profissionais das Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura do município, que acompanham e orientam os agricultores em todas as etapas de cultivo, desde a análise de solo à colheita”.

O emedebista lembra, ainda, que recentemente foi sancionada pelo Poder Executivo a Lei Estadual nº 21.742, de autoria do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás a "Pamonhada de Jesúpolis".

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.