Notícias dos Gabinetes
Talles Barreto realiza agenda positiva sobre os aterros sanitários
Apenas 17% dos municípios goianos contam com aterro sanitário. Pensando na união de esforços em prol do meio ambiente e do descarte correto, o deputado estadual Talles Barreto (UB) realizou agenda positiva de reuniões com os presidentes da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM) e da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) tratando sobre a situação.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Goiás possui, apenas, 19 aterros sanitários em operação e licenciados. Entretanto, quase 200 cidades ainda despejam os resíduos sólidos em condições ambientais inadequadas, os chamados lixões.
Barreto pontuou que as reuniões foram importantes para discutir projetos e ações para a destinação correta de resíduos sólidos nas nossas cidades goianas. “Foi uma conversa extremamente produtiva com o intuito de mobilizar e conscientizar os prefeitos sobre a necessidade de eliminar os lixões e construir os aterros sanitários”, frisou.
Talles acrescentou que os aterros são locais que garantem a disposição correta de resíduos sólidos, para que os descartes não causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. O parlamentar destacou o empenho dos presidentes Carlão da Fox, prefeito de Goianira e presidente da AGM; Haroldo Naves, prefeito de Campos Verdes e presidente da FGM; e do presidente da Alego, deputado estadual Bruno Peixoto (UB).