Notícias dos Gabinetes
Clécio Alves propõe estímulo à energia renovável em Goiás
Nesta terça-feira, 1º de agosto, o deputado Clécio Alves (Republicanos) apresentou um projeto de lei com o intuito de instituir a Política de Estímulo à Utilização de Energia Renovável, sustentável e limpa em Goiás.
O projeto define a energia renovável como proveniente de fontes naturais em constante regeneração, incluindo sol, vento, chuva, energia geotérmica e resíduos orgânicos. Também classificada como limpa, alternativa, ecológica e sustentável, essa forma de energia é destacada como essencial na atual gestão econômica e ambiental, refletindo uma preocupação crescente com os desafios contemporâneos.
"Estamos vivendo uma época de grandes desafios ambientais. A quantidade alarmante de poluentes liberados para a atmosfera, o efeito estufa e a iminente escassez de recursos de origem fóssil, como o petróleo, exigem de nós uma ação responsável e assertiva", disse o deputado Clécio Alves durante a apresentação do projeto.
No Brasil, quase 90% da energia elétrica produzida vem das energias renováveis, principalmente de usinas hidrelétricas, que aproveitam a energia hidráulica. As principais vantagens das energias renováveis são a sua inesgotabilidade, a possibilidade de implantação em qualquer parte do mundo, menor impacto ao meio ambiente e maior independência na produção de energia, pois exploram os recursos naturais mais disponíveis.
"Produzir energia renovável é bom para o meio ambiente, para a economia e para as pessoas. Por isso, é nosso dever, como legisladores, incentivar sua utilização e pesquisa", reforçou Clécio Alves.
O deputado Clécio Alves enfatizou a urgência da proposta, solicitando o apoio dos colegas parlamentares para sua aprovação. Em suas palavras finais, ele declarou: "Espero que possamos contar com o apoio dos ilustres pares para a implementação dessa política que, além de ser vital para a proteção do meio ambiente, trará inúmeros benefícios para a economia do nosso Estado e para a qualidade de vida da nossa população".