Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Cristiano Galindo apresenta projeto de lei voltado à inclusão de pessoas com deficiência auditiva

02 de Agosto de 2023 às 17:35
Cristiano Galindo apresenta projeto de lei voltado à inclusão de pessoas com deficiência auditiva

A  criação de medidas que promovam a acessibilidade em órgãos públicos e privados para pessoas com deficiência auditiva em Goiás. A proposta é objeto de projeto de lei apresentado, em Plenário, na sessão desta terça-feira, 1º, pelo deputado Cristiano Galindo (Solidariedade).

A medida visa determinar que todos os órgãos e entidades da administração pública direta, indireta e fundacional, assim como empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas disponham de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo a atender às pessoas com deficiência auditiva de maneira plena. O artigo 2º da proposta prevê, ainda, que quaisquer eventos promovidos pelo governo de Goiás deverão dispor de recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência auditiva, de modo a atender a todas acometidos pela comorbidade.

Com a medida, o parlamentar, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, pretende garantir segurança, integridade e participação plena dos indivíduos: “O projeto significa, sobretudo, a eliminação de barreiras de acesso que geram mais do que só um impedimento comunicacional, mas o usufruto de direitos fundamentais. É importante ressaltar que a acessibilidade garante a segurança e a integridade moral de pessoas com necessidades especiais ou de comunicação reduzida”.

O projeto se inspira na promulgação do Decreto n° 5.626 de 2005, que regulariza Lei n° 10.423, e reconhece a Libras como a segunda língua oficial do Brasil, atrás apenas da Língua Portuguesa, e tornou obrigatória a inclusão da disciplina nos sistemas educacionais federal, estadual, municipal e privado. De acordo com o último Censo Demográfico realizado pelo IBGE, em 2022, cerca de 9,7 milhões de brasileiros declararam ter deficiência auditiva e cerca de 56 mil são goianos.

A apresentação da medida ainda tem como intuito a inclusão cultural, a fim de promover a construção de identidade, experiências e relações sociais. Além de promover uma sociedade mais justa, diversa e empática.

Gabinete Dep. Cristiano Galindo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.