Notícias dos Gabinetes
Comenda Marília Mendonça: deputado José Machado propõe projeto para homenagear artistas da música sertaneja goiana
Apreciador das músicas que fazem parte da cultura goiana, o deputado estadual José Machado (PSDB) apresentou um projeto de lei que visa instituir uma Comenda para homenagear artistas da música sertaneja goiana, a qual receberá o nome de Marília Mendonça, que foi uma grande artista de Goiás. A matéria foi entregue no Plenário da Assembleia Legislativa (Alego), durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 3.
“Precisamos valorizar os artistas da música sertaneja goiana que se destacam em suas carreiras, contribuindo para a cultura, desenvolvimento e identidade musical do nosso Estado. E faço questão que a Comenda carregue o nome da Marília Mendonça para honrarmos sua memória pelo ícone que ela foi, por sua história e importância para o setor, não somente em Goiás, mas em nosso País. Ela tinha talento para uma carreira internacional” comentou o deputado, que continua fã das músicas da cantora.
José Machado também defende que a Comenda "Marilia Mendonça" representa uma justa homenagem a essa artista inigualável, que, mesmo com sua partida prematura, deixou uma marca indelével na música brasileira e no coração dos brasileiros. Ela personificou a essência da música sertaneja goiana, levando-a a patamares nunca antes alcançados.
Na justificativa, o parlamentar argumenta que a música sertaneja é parte intrínseca da história e da alma do povo goiano, e, ao longo dos anos, tem sido responsável por difundir as tradições e os valores locais para além das fronteiras estaduais. Nesse cenário, Marilia Mendonça, a inesquecível "rainha da sofrência", despontou como uma das principais expoentes desse gênero musical, encantando milhões de fãs com sua voz marcante e com suas composições profundas.
Marilia Mendonça deixou um legado inestimável para a música sertaneja. Sua trajetória meteórica como cantora e compositora inspirou uma geração de artistas, impulsionando o sertanejo e fortalecendo ainda mais o cenário musical goiano. Ao instituir essa Comenda, a Alego reconhece e enaltece não apenas o legado de Marilia, mas de todos os talentosos artistas da música sertaneja goiana que, com sua dedicação e criatividade, perpetuam essa rica tradição musical e levam o nome de Goiás a cada canto do País.
Pelo texto apresentado por José Machado, a Comenda será concedida anualmente a 32 (trinta e dois) homenageados, preferencialmente por ocasião de eventos específicos que enalteçam a música sertaneja goiana, em uma sessão solene realizada na sede do Poder Legislativo do Estado de Goiás. As indicações serão feitas pelos líderes de cada partido, separadamente, por meio de indicação dos parlamentares vinculados a cada legenda, sendo permitida a indicação de até 2 (dois) homenageados por cada partido representado na Alego.
A Comenda será representada por uma medalha em formato circular, cunhada em bronze e esmaltada com as cores simbólicas do Estado de Goiás, contendo especificações em alto-relevo. Em um lado, ao centro, o brasão do Estado de Goiás, circundado por um dístico com a seguinte inscrição: "Comenda Marilia Mendonça"; no outro lado, uma representação simbólica da música sertaneja goiana circundada por um dístico com a seguinte inscrição: "Assembleia Legislativa do Estado de Goiás". A Comenda será encimada por uma fita em forma de "V", nas cores verde e amarelo, e será acompanhada por um Diploma de Honra ao Mérito em forma de certificado.