Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Jantinha é oficialmente declarada Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás

04 de Agosto de 2023 às 07:12
Jantinha é oficialmente declarada Patrimônio Cultural e  Imaterial de Goiás

Está oficialmente declarada como patrimônio cultural e imaterial de Goiás a famosa jantinha. O projeto de lei de autoria do deputado Amilton Filho (MDB) foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado na última terça-feira, 1º.

Segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), patrimônio cultural é tudo o que faz parte da construção histórica e cultural do ser humano em um determinado espaço físico, entendendo-se cultura como complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

"Mais um projeto nosso sancionado em Goiás, e esse tem um teor especial, visto que é bem comum na rotina de nós, goianos, experimentarmos, cada um em sua cidade, as famosas "jantinhas". É importante dizer que muitos empreendedores se desenvolveram ou começam a empreender comercializando esse prato”, destaca o deputado.

A jantinha é composta, majoritariamente, por feijão tropeiro, arroz, mandioca cozida, vinagrete e um espetinho de acompanhamento. Apesar de haver poucos registros históricos acerca da origem do prato, sabe-se que foi em Goiás que ela se popularizou. "Não existe, no Brasil, jantinha melhor como a que temos em Goiás. A nossa é a raiz", afirma Amilton.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.