Notícias dos Gabinetes
Governador Ronaldo Caiado sanciona lei que cria o Dia Estadual do Fisioterapeuta
O primeiro projeto de lei apresentado pelo deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), frente à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), recebeu a sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) no último dia 13 de junho. Segundo a lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e na Casa Civil de Goiás, fica instituído o Dia Estadual do Fisioterapeuta, a ser comemorado, anualmente, no dia 27 de janeiro. De acordo com o deputado, o intuito da proposta é ressaltar os profissionais que se dedicam no tratamento, recuperação e bem-estar dos pacientes.
Fisioterapeuta de formação, Galindo se tornou o representante da classe frente ao Legislativo Estadual e tem abraçado as demandas desses profissionais, principalmente junto ao Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Goiás (Sindifito-GO), ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região (Crefito- GO) e à Associação das Empresas Prestadoras de Serviço em Fisioterapia do Estado de Goiás (APFISIO).
Somente em seus seis primeiros meses de mandato, já foram apresentadas solicitações que visam o fortalecimento da categoria como, por exemplo, a disponibilidade de fisioterapeutas em UTIs e a criação do Dia Estadual do Terapeuta Ocupacional. O deputado ressalta que as medidas são uma forma de valorizar os profissionais, que são essenciais ao bom funcionamento da saúde pública e privada: “Nossa profissão vai muito além da questão dos cuidados práticos. Os fisioterapeutas precisam estar conectados aos pacientes tanto físico, quanto emocionalmente. É um trabalho multidisciplinar que envolve cuidado e compaixão”.
No âmbito nacional, o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional é comemorado, em conjunto, no dia 13 de outubro, data que representa a criação dessas profissões em 1969, porém, foi reconhecida oficialmente somente 46 anos depois, em 2015, pela Lei n° 13.084, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff (PT).