Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Proposta de Karlos Cabral que beneficia mães solo é vetada pelo Governo

14 de Agosto de 2023 às 18:30

A política estadual busca ainda facilitar a conciliação entre trabalho e família, estimular a formação de uma rede de proteção composta por mães voluntárias para oferecer apoio relacional e orientação a outras mães e gestantes em situação de vulnerabilidade. Além disso, incentiva a integração social das mulheres em sua nova identidade social como mães e visa garantir o acesso à educação infantil na rede pública estadual de ensino.

O deputado Karlos Cabral (PSB), autor da matéria, destaca a importância dessa nova legislação. “Goiás se posiciona como um Estado que valoriza e protege as mães solos, reconhecendo seu papel fundamental na sociedade e buscando garantir que todas as mulheres tenham igualdade de oportunidades e condições para prosperar em suas diversas esferas de vida” afirma Cabral.

Vetos

Contudo, a proposta original apresentada pelo parlamentar sofreu alguns vetos. No texto inicial, o deputado Karlos Cabral queria aumentar a idade a ser inserida  no Programa Mães de Goiás, para garantir atenção social e monetária às mães que tenham filhos de 0 (zero) a 14 (quatorze) anos, que vivem em situação de extrema pobreza. A proposta atual é de 0 (zero) a 6 (seis) anos de idade.

 Além disso, outro artigo vetado, foi o que previa alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estadual que assegurava aos filhos de mãe solo o direito a vaga na educação infantil da rede pública estadual de ensino, seja sobre o conjunto de vagas existentes, seja sobre as vagas mais próximas de sua residência. Também teve veto o artigo 6º da proposta, onde o deputado tinha proposto que, na lei de regularização fundiária de imóveis urbanos, a prioridade seria para atender as mães solo.

Gabinete Dep. Karlos Cabral Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.