Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima apresenta projeto para incentivo da energia fotovoltaica em Goiás

15 de Agosto de 2023 às 19:00
Bia de Lima apresenta projeto para incentivo da energia fotovoltaica em Goiás

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou, nesta terça-feira, 15, um projeto de lei que cria programas de incentivo financeiro e fiscal de acesso à rede elétrica, simplifica os procedimentos de licenciamento para a instalação de sistema de energia solar fotovoltaica em residências, comércios e indústrias.

A proposta também estabelece regras e incentivos para o compartilhamento de energia solar entre consumidores e determina a obrigatoriedade da instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em prédios públicos, visando a redução de despesas com energia elétrica.

De acordo com a deputada,  Goiás apresenta uma vocação geográfica favorável para a utilização da energia fotovoltaica, já que tem condições climáticas propícias para a geração de energia solar.

“Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam que Goiás possui uma alta incidência de radiação solar ao longo do ano, o que indica um grande potencial para a captação da energia solar fotovoltaica. Além disso, o estado também possui uma extensa área territorial e uma topografia variada, que contribuem para a diversidade de locais adequados para a instalação dos sistemas”, afirma ela.

“É importante ressaltar que a demanda por energia elétrica é cresceste. O aumento populacional e o desenvolvimento econômico resultam em uma maior necessidade de eletricidade, e a energia fotovoltaica pode desempenhar um papel importante na diversificação da matriz energética e na redução da dependência de fontes não renováveis”, destaca a parlamentar.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.