Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rosângela Rezende anuncia curso para gestores ambientais dos municípios

16 de Agosto de 2023 às 10:40

Em nome da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, a deputada Rosângela Rezende tem a honra de anunciar o lançamento do curso de Políticas Públicas Ambientais no Âmbito Municipal, que ocorrerá na Escola do Legislativo, na ALEGO.

A iniciativa integra o Projeto Virada Ambiental e tem como objetivo informar sobre as competências inerentes à gestão ambiental de cada município e estimular debates voltados à crucial preservação do meio ambiente. A Comissão considera essa ação uma das medidas essenciais para promover a conscientização ambiental e o engajamento da comunidade na causa.

A ideia é estabelecer uma base de conhecimento a respeito das políticas públicas municipais estipuladas por lei. Com isso, o curso visa fomentar a discussão e a troca de experiências entre todos os participantes. Os alunos irão explorar exemplos de políticas bem-sucedidas, discutir estratégias de implementação e compreender as responsabilidades específicas no contexto da gestão ambiental local.

Segundo a deputada Rosângela Rezende, o curso desempenha um papel fundamental na promoção da consciência ambiental em todo o estado. “A partir dessa iniciativa inédita, vamos incentivar os municípios a adotarem políticas de meio ambiente e a se empenharem na preservação do maior patrimônio da população: a natureza e seus recursos essenciais. Convido a todos para aproveitarem essa oportunidade de contribuir para um futuro mais sustentável em suas comunidades.”

O curso

As aulas estão programadas para ocorrer presencialmente na Escola do Legislativo, no dia 29 de agosto (terça-feira), com início às 08h30 e término previsto para as 17h15. O curso terá uma carga horária total de 8 horas e os participantes receberão certificado ao final do evento.

O professor Emiliano Lobo de Godoi, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da UFG, especializado em políticas públicas ambientais e gestão ambiental, será responsável pelas aulas.

Ele comentou que está animado para a capacitação, que será a primeira desde o início do Virada Ambiental, e ainda reafirmou a importância do curso para os municípios, já que todos os temas abordados influenciam nas políticas ambientais, valorizam os servidores públicos e reforçam os cuidados com o meio ambiente. Por fim, deixou um convite aos interessados. “É com muita alegria que eu gostaria de convidar todos vocês para o nosso primeiro curso de capacitação do Virada Ambiental, na Assembleia Legislativa. Muito obrigado e espero todos vocês. Até lá!”.

Os alunos não terão custos adicionais para acessar o material didático, que será disponibilizado gratuitamente. Além disso, a metodologia inclui aulas expositivas apoiadas por recursos visuais, interações em grupos temáticos e apresentações de trabalhos em equipe. O conteúdo abrangerá tópicos que incluem a Hierarquia do Processo Legislativo, Arcabouço Legal, Competências Municipais e Políticas Públicas Municipais.

Para melhor experiência, as vagas são restritas a 60 participantes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: bit.ly/InscriçãoCursoViradaAmbiental.

Nome: Curso de Políticas Públicas Ambientais no Âmbito Municipal

Data: 29 de agosto de 2023

Local: Sala 01 da Escola do Legislativo (ALEGO)

Inscrições: bit.ly/InscriçãoCursoViradaAmbiental

Gabinete Dep. Rosângela Rezende Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).