Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima participa da Marcha das Margaridas 2023, em Brasília

16 de Agosto de 2023 às 15:22
Bia de Lima participa da Marcha das Margaridas 2023, em Brasília

A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou nesta quarta-feira, 16, da Marcha das Margaridas, na capital federal. O evento que acontece a cada quatro anos é considerado a maior ação política de mulheres da América Latina e reuniu cerca de 100 mil mulheres nas ruas de Brasília. Neste ano, o tema foi “Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”.

“Que orgulho participar da 7ª Marcha das Margaridas. Mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades marchando por uma sociedade mais justa, igualitária, sem violência, misoginia e discriminação”, afirmou a deputada ao participar da ação.

Bia reforça ainda a importância do significado política da Marcha neste após, após o fim do governo Bolsonaro. “Entregamos a pauta das mulheres do campo e das cidades para o presidente Lula e para o Congresso Nacional, esperamos importantes avanços, juntas, por melhorias, oportunidades, por vida digna para as mulheres e seus filhos”, destaca ela.

História
A Marcha tem como força inspiradora a luta de Margarida Maria Alves, uma mulher trabalhadora rural nordestina e líder sindical, que, rompendo com padrões tradicionais de gênero, ocupou, por 12 anos, a Presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba.

Por lutar pelo direito à terra, pela reforma agrária, por educação, por igualdade e por defender direitos trabalhistas e vida digna para trabalhadoras e trabalhadores rurais, foi cruelmente assassinada na porta da casa, em 12 de agosto de 1983.

Seu nome se tornou um símbolo nacional de força e coragem cultivado pelas mulheres e homens do campo, da floresta e das águas. É em nome desta luta que a cada quatro anos, no mês de agosto, milhares de Margaridas de todo o país marcham em Brasília, pedindo justiça, igualdade e paz no campo e na cidade.

 

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.