Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima propõe Programa Juventude Digital como política pública permanente em Goiás
A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta quinta-feira, 17, um projeto de lei para que o Programa Juventude Digital seja uma política pública estadual permanente do estado de Goiás. Segundo a parlamentar, a iniciativa é um programa integrado de fomento à geração de emprego, renda e novos negócios voltado ao mercado de tecnologia da Informação, inovação e potenciais parcerias com a iniciativa privada.
São objetivos do programa: inclusão social e digital; geração de emprego e renda; estímulo a novos negócios; fomento à inovação; fortalecimento do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e desenvolvimento da economia local.
Na justificativa do projeto, a deputada destaca que a taxa de desemprego no Brasil tem crescido, especialmente, no pós-pandemia, e grande parte deste contingente é de jovens, o que gera grande impacto social e externalidades negativas dramáticas.
Bia reforça também que a transformação digital da economia vem se revelando uma das principais fontes de crescimento, principalmente, baseado na digitalização de atividades produtivas e econômicas.
“É notório que o mercado de tecnologia se encontra extremamente aquecido, com escassez de profissionais, sendo que esta tendência deve ser uma constante nos próximos anos, tendo em vista a referida transformação digital por qual passa a economia tradicional. Portanto, faz-se necessária a formulação de políticas públicas que visem a inclusão digital e produtiva de jovens, de forma que se conectem com as oportunidades de emprego ofertadas pelo mercado de trabalho na área de tecnologia”, destaca da deputada.