Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de autoria de Mauro Rubem que concede à Goiânia o título de Capital da Art Déco é sancionado pela Governadoria

18 de Agosto de 2023 às 15:21
Projeto de autoria de Mauro Rubem que concede à Goiânia o título de Capital da Art Déco é sancionado  pela Governadoria

O governador Ronaldo Caiado sancionou, recentmente, a Lei nº 22.182, no dia 02 de agosto de 2023, de autoria do deputado Mauro Rubem (PT), que confere ao município de Goiânia o título de “Capital da Art Déco”.

Mauro Rubem destaca que este título é de suma importância para que se possa propor políticas públicas voltadas para Goiânia, “tanto em relação à preservação da arquitetura, da memória e da história da cidade, como também para se pensar em investimentos para revitalização do centro histórico, por meio da implantação de polos de cultura, gastronomia e turismo que atendam a população que mora aqui, como também as pessoas que venham visitar a cidade, gerando emprego e renda”, afirmou.

Sabe-se que Art Déco é um estilo artístico que surgiu na Europa, nos anos 20, e influenciou as artes, moda, cinema, arquitetura, design de interiores, entre outras áreas. Entre as suas características estão o uso de formas geométricas, ornamentos e design abstrato.

Mauro ressalta que “a importância do reconhecimento de Goiânia com o título é do tamanho de sua grandiosidade patrimonial. A cidade ainda preserva grande parte de sua arquitetura pioneira com seus 22 bens públicos art déco tombados pelo IPHAN em 2003. O fato é que não conhecemos a dimensão do patrimônio déco particular na região central devido à poluição visual que encobre as fachadas”.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.