Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima participa de encontro do Plano Diretor da Educação Superior em Rio Verde
A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou na tarde desta sexta-feira, 18, de audiência pública sobre o Plano Diretor da Educação Superior 2024-2033, realizada na Universidade de Rio Verde, no sudoeste goiano. Em março, Bia apresentou requerimento na Assembleia Legislativa cobrando do governo estadual informações sobre a elaboração do documento, cuja conclusão era prevista para o primeiro semestre deste ano.
Em resposta ao requerimento, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), informou sobre a realização de uma série de audiências públicas em vários municípios para discutir com a comunidade propostas para a construção de um projeto de educação superior que atenda a todos. O Plano Diretor para a Educação Superior de Goiás tem quatro eixos estruturantes: gestão sustentável da educação superior; ensino, pesquisa e extensão; empreendedorismo, inovação e internacionalização; e acesso, permanência e êxito nas Instituições de Ensino Superior.
“Como professora da Educação Básica que sou, defendendo sempre uma carreira mais atrativa, só investiremos na Educação Superior em Goiás, na medida em que a gente estimula a consciência, do ponto de vista da formação, para que os melhores cérebros possam ficar no nosso estado. Não valorizamos devidamente essas pessoas. Esse encontro vem no momento de verificarmos em cada município, como a Ciência, Tecnologia e Inovação pode estimular os potenciais de cada região para ter investimentos mais assertivos”, afirmou a deputada Bia de Lima durante o evento.
“Quanto mais pesquisa chegarem no campo e na cidade, teremos menos problema com a questão ambiental, vamos produzir mais, com o agradecimento do agro e também da agricultura familiar. Vamos ter resultados diretos e imediatos da urbanização, no desenvolvimento articulado e planejado”, reforçou a parlamentar.
De acordo com a Secti, a construção do plano vem sendo trabalhada desde agosto de 2022 e conta com a participação de reitores, gestores, professores das instituições públicas e privadas de ensino superior de Goiás, de instituições de pesquisa e do setor produtivo.
A próxima audiência pública ocorrerá no dia 23 de agosto, na cidade de Itumbiara, no sul goiano. Após a finalização das audiências públicas, a última etapa será a consolidação e a proposição do plano ainda em dezembro deste ano.