Notícias dos Gabinetes
Cinco projetos de autoria do deputado de Cristiano Galindo tramitam na Assembleia Legislativa
Cinco projetos do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) estão em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O primeiro deles passou por discussão e 2ª votação durante a sessão ordinária da última quinta-feira, 17. Dois dos demais já foram aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na última terça-feira, 15, e os outros dois foram distribuídos à relatoria.
Apresentada pelo parlamentar no mês de junho, a proposição de n° 1150/23 requer a instituição do Dia Estadual do Terapeuta Ocupacional na data de 12 de maio, marcada pela criação da comissão de viabilidade para o curso de terapia ocupacional na Universidade Federal do Estado de Goiás (UFG). O projeto, que tem como missão a valorização da profissão, fundamental para a área da saúde e qualidade de vida, foi aprovado na Casa em 2ª votação e segue para a sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
Similarmente, foram aprovados, na CCJ, dois projetos de lei que dispõem sobre o direito do ensino da língua portuguesa e democratização ao acesso à saúde para crianças e adolescentes brasileiras, descendentes de refugiados, apátridas e imigrantes, assim como sobre a necessidade de permanência de fisioterapeutas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Ambos já passaram pelos respectivos relatores e aguardam encaminhamento para votação dos deputados em Plenário.
Outrossim, aguardam parecer da relatoria os processos de n° 1487/23 e 1488/23. O primeiro, propõe a inclusão digital de programas de capacitação e disponibilização de equipamentos e recursos tecnológicos em Goiás. O segundo, dispõe sobre a criação de medidas que promovam a acessibilidade em órgãos públicos e privados para pessoas com deficiência auditiva.
Outras propostas:
Na última semana, o parlamentar apresentou, em Plenário, várias propostas, que serão, agora, encaminhadas para análise das comissões técnicas.
- Projeto que cria políticas de acessibilidade a pessoas com deficiências físicas e necessidades especiais em shows e eventos do Estado;
- Criação de política que incentiva a geração e aproveitamento de energia solar em Goiás;
- Projeto que dispõe sobre o direito à isenção das tarifas no transporte coletivo para os servidores públicos da área de saúde.
Com a apresentação das propostas, o deputado garante que trabalhará para que todas sejam aprovadas pelos colegas e sejam medidas de transformação na vida dos goianos.