Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Iniciativa de Fred Rodrigues propõe criação de campanha de conscientização contra o aborto

22 de Agosto de 2023 às 09:57
Iniciativa de Fred Rodrigues propõe criação de campanha de conscientização contra o aborto

O deputado Fred Rodrigues (DC) apresentou projeto de lei nº 1536/23, que pretende instituir a campanha de conscientização contra o aborto para mulheres que residem em Goiás. O objetivo é realizar palestras e audiências públicas em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, conscientizando crianças e adolescentes sobre a problemática do aborto.

Pensando nas dificuldades que a gravidez traz na vida da mãe, a campanha tem como uma de suas diretrizes o atendimento médico e acolhimento psicológico, visto que o momento exige apta inteligência emocional e responsabilidade sobre um terceiro. O intuito é amadurecer o autoconhecimento, a autoestima e construir a certeza de que uma nova vida é sempre algo benéfico.

O aborto é o quinto maior causador de mortes maternas no Brasil. Segundo um estudo publicado em 2013, uma a cada cinco mulheres com mais de 40 anos já fizeram, pelo menos, um aborto na vida. Hoje existem 37 milhões de mulheres nessa faixa etária de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, estima-se que 7,4 milhões de brasileiras já fizeram pelo menos um aborto.

Segundo o Código Penal, em seus artigos 124, 125 e 126, o aborto no Brasil é considerado crime contra a vida, permitido apenas em determinados casos. Além disso, no Código Civil são assegurados direitos ao nascituro. Em outras palavras, o próprio ordenamento jurídico brasileiro reconhece a vida intrauterina desde sua concepção, mesmo que só garantida personalidade jurídica pós-nascimento.

O parlamentar ressalta que a conscientização também tratará, por meio da participação dos hospitais e seus representantes, de informações a respeito dos métodos contraceptivos que são oferecidos pelo SUS, dos testes rápidos para infecções (mesmo menores desacompanhados), do acompanhamento ginecológico e do pré-natal, a fim de evitar a gravidez não planejada, que é a principal situação que leva a gestante a idealizar o aborto.

A propositura foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde está sendo relatada pelo deputado Major Araújo (PL).

Gabinete Dep. Fred Rodrigues Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.