Notícias dos Gabinetes
Por iniciativa do deputado Mauro Rubem, Alego realizará audiência pública “20 anos do tombamento Art Déco”, na próxima quinta, 24
Na próxima quinta-feira, 24, às 9 horas, por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás realizará a audiência pública “20 anos do tombamento Art Déco”, em referência à riqueza e importância do Conjunto Arquitetônico Art Déco e Urbanístico de Goiânia.
Projetada na década de 1930 para ser a nova capital de Goiás, a cidade de Goiânia reúne o maior acervo do País. A elegância e sofisticação do estilo está presente em diversos edifícios e monumentos espalhados pela cidade.
No dia 11 de dezembro de 2003, o Conjunto Arquitetônico Art Déco e Urbanístico de Goiânia foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo. O decreto foi publicado na gestão do então superintendente do Iphan de Goiás, Alysson Cabral.
No total, Goiânia possui 22 edificações tombadas, no estilo Art Déco. Por isso, é tão importante falar, discutir, valorizar e principalmente manter esse rico e importante movimento artístico e mostrar para todos o valor histórico, político e artístico dessa riqueza que a cidade de Goiânia tem e que precisa ser conhecida e preservada.
Por fim, todos estão convidados a participar dessa atividade e aproveitamos para registrar ainda que projeto de autoria do deputado Mauro Rubem que concede à Goiânia o título de Capital da Art Déco foi sancionado pelo governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e agora é a Lei nº 22.182, de 02, de agosto de 2023.