Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Por iniciativa do deputado Mauro Rubem, Alego realizará audiência pública “20 anos do tombamento Art Déco”, na próxima quinta, 24

22 de Agosto de 2023 às 10:52
Por iniciativa do deputado Mauro Rubem, Alego realizará audiência pública “20 anos do tombamento Art Déco”, na próxima quinta, 24

Na próxima quinta-feira, 24, às 9 horas, por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás realizará a audiência pública “20 anos do tombamento Art Déco”, em referência à riqueza e importância do Conjunto Arquitetônico Art Déco e Urbanístico de Goiânia.

Projetada na década de 1930 para ser a nova capital de Goiás, a cidade de Goiânia reúne o maior acervo do País. A elegância e sofisticação do estilo está presente em diversos edifícios e monumentos espalhados pela cidade.

No dia 11 de dezembro de 2003, o Conjunto Arquitetônico Art Déco e Urbanístico de Goiânia foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo. O decreto foi publicado na gestão do então superintendente do Iphan de Goiás, Alysson Cabral.

No total, Goiânia possui 22 edificações tombadas, no estilo Art Déco. Por isso, é tão importante falar, discutir, valorizar e principalmente manter esse rico e importante movimento artístico e mostrar para todos o valor histórico, político e artístico dessa riqueza que a cidade de Goiânia tem e que precisa ser conhecida e preservada.

Por fim, todos estão convidados a participar dessa atividade e aproveitamos para registrar ainda que projeto de autoria do deputado Mauro Rubem que concede à Goiânia o título de Capital da Art Déco foi sancionado pelo governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e agora é a Lei nº 22.182, de 02, de agosto de 2023.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.