Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Amilton Filho propõe tornar Patrimônio Cultural e Imaterial festas cristãs em Goiás

23 de Agosto de 2023 às 10:59
Amilton Filho propõe tornar Patrimônio Cultural e Imaterial festas cristãs em Goiás

Festas tradicionais, como Folias de Reis e Festa do Divino Espírito Santo podem se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás. É o que propõe o projeto de lei do deputado estadual Amilton Filho (MDB).

A festa do Divino Espírito Santo é uma celebração cristã, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (lphan), em abril de 2010, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Nessa festividade, as pessoas se unem e fazem contribuições voluntárias a fim de promover um dia de fartura e abundância a todos da comunidade, em forma de agradecer ao Espírito Santos os dons e as graças recebidas durante o ano atual e ano anterior.

Já a Folia de Reis ocorre nas casas das pessoas que se oferecem para receber a visita do grupo de festejo, que chega cantando e tocando músicas que lembram a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Os anfitriões oferecem comidas, bebidas e lembrancinhas após a confraternização o grupo segue para a próxima residência.

Em sua justificativa, o deputado Amilton Filho defende que “as diversas identidades de um determinado território compõem um quebra-cabeça em constantes construção e como as tradições culturais, permanecem sólidas e praticantes na contemporaneidade sendo, de fato, um saber gerado no cotidiano e passado de geração para geração”, destaca ele.

O projeto foi já aprovado em primeira votação no Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na última quinta-feira, 17, e segue em tramitação para nova apreciação na Casa.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.