Notícias dos Gabinetes
Lucas Calil apresenta proposta que estabelece medidas humanizadas no luto maternal e parental
O deputado Lucas Calil (MDB) apresentou, nesta terça-feira, 29, um projeto de lei que estabelece aos hospitais públicos de Goiás a adoção de procedimentos relacionados à humanização do luto materno e parental, criando protocolos que promovam a formação, autocuidado e atualização dos profissionais de saúde nessa difícil fase.
Dentre as medidas citadas no projeto, destacam-se: acompanhamento psicológico à gestante e ao genitor desde o momento do diagnóstico; comunicado pela equipe hospitalar à unidade de saúde local sobre a ocorrência de perda gestacional ou neonatal, evitando constrangimentos e questionamentos acerca de exames e vacinas de rotina para recém-nascidos; acomodação em ala separada das demais; possibilidade de participação do pai ou outro acompanhante escolhido pela mãe durante o parto. A proposta abrange os casos de: abortamentos espontâneos, parturientes de fetos natimortos ou natimortos, perdas gestacionais e neonatais.
“A experiência de lidar com a perda de um filho é extremamente delicada e impactante. Nesse contexto, a atuação dos profissionais de saúde e o suporte oferecido pelas instituições hospitalares desempenham um papel fundamental no processo de enfrentamento e superação dessa difícil realidade”, justificou o parlamentar.