Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Virmondes quer implantação de Política Estadual de Atenção Neurológica e Sensorial nas Comunidades Escolares

05 de Setembro de 2023 às 14:46

A Política de Atenção Neurológica e Sensorial voltada para as comunidades escolares, é apresentada pelo deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil), que visa principalmente garantir o direito à educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes que possuam algum tipo de transtorno neurológico ou sensorial. 

Conforme o projeto de lei nº 1742/23, a política visa garantir os princípios da igualdade, da dignidade da pessoa humana e do direito à educação, preconizados pela Constituição Federal de 1988. 

O Brasil ainda necessita avançar na garantia de direitos para pessoas com necessidades especiais, principalmente na área da educação. “A falta de conhecimento sobre como lidar com crianças e adolescentes que apresentam necessidades específicas ainda é uma barreira a ser transposta em muitas escolas do nosso país, e, nesse sentido, Goiás pode ser pioneiro ao adotar uma política estadual de atenção a esses estudantes”, assinala Virmondes. 

Segundo o último censo escolar divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em Goiás são cerca de 1, 5 milhão de estudantes matriculados na rede pública e privada de ensino. Desse total, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce-GO), estima-se que aproximadamente 3% a 5% possuem algum tipo de necessidade especial, o que representa uma parcela significativa com transtornos neurológicos ou sensoriais. Vale ressaltar que esse número tende a ser maior, uma vez que muitas crianças e adolescentes com transtornos neurológicos ou sensoriais não são diagnosticadas corretamente, o que reforça a necessidade de um olhar mais atento e especializado para esses estudantes por parte dos profissionais de educação. 

Na justificativa, a propositura lança mão de estudos recentes como o realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2022, no qual se destacam a importância da escola no diagnóstico precoce de transtornos neurológicos e sensoriais, bem como no acompanhamento e inclusão desses estudantes. 

Atenção integral

O projeto de lei tem como finalidade capacitar profissionais da educação para identificar e lidar com alunos que apresentam distúrbios neurológicos e sensoriais e criar espaços escolares adaptados que atendam às necessidades específicas dos alunos com transtornos neurológicos e sensoriais, entre outros pontos. 

No artigo 4º, prevê a criação de um Comitê Gestor de Atenção Integral à Criança e Adolescente em cada unidade escolar do estado, que apresentará, ao final de cada ano, um relatório em que mensure e avalie o desenvolvimento das ações estipuladas no plano de trabalho e o atendimento dos objetivos previstos na lei. 

A lei é uma medida necessária e urgente para garantir a inclusão e a integração desses alunos, que além de se alinhar aos princípios da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente, está em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e ainda com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, ambas instituídas pelo Ministério da Educação.

Gabinete Dep. Virmondes Cruvinel Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.